Gaudium news > Papa estará em Greccio no próximo domingo: por que?

Papa estará em Greccio no próximo domingo: por que?

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 28-11-2019, Gaudium Press) No final da audiência geral da quarta-feira, o Papa Francisco anunciou que no próximo domingo, primeiro de dezembro e início do Advento, estará em Greccio, na Itália.

Papa estará em Greccio no próximo domingo- por que-Foto Arquivo Gaudium Press).jpeg

O que é que o Papa vai fazer em Greccio?

E, logo agora, depois de uma viagem internacional cansativa e da qual ele acaba de chegar?

Francisco mesmo respondeu qual o motivo desta viagem assim tão logo após outra que acaba de se encerrar:

“Irei a Greccio para rezar no lugar do primeiro presépio que fez São Francisco de Assis e enviar a todo o povo fiel uma carta para entender o significado do presépio”.

E Francisco aproveitou para dizer ainda:

“Faço votos a todos vocês que, no Advento, a espera do Salvador preencha os seus corações de esperança e os encontre alegres no serviço aos mais necessitados.”

São Francisco e o primeiro Presépio

Recordar o nascimento de Jesus tornou-se um desejo na alma de São Francisco de Assis durante uma peregrinação à Terra Santa.

Ele queria reproduzir a cena do nascimento de Jesus e, por isso, no outono de 1223, tendo ido a Roma para ver o Papa Honório III, pediu ao Santo Padre a permissão para realizar esta sua tão piedosa e catequética inspiração.

Com a permissão do Papa, São Francisco foi a Greccio, um local que lembrava a ao Santo a topografia e o ambiente de Belém.

O pobrezinho de Assis procurou, então, Giovanni Velita, um morador da Região de Rieti que ele havia conhecido e que tornara seu amigo e disse-lhe:

“Quero celebrar aqui a noite de Natal. Escolha uma caverna onde se construirá uma manjedoura e se conduzirá um boi e um burro até lá, e tentaremos reproduzir, na medida do possível, a gruta de Belém!

Este é o meu desejo, porque quero ver, pelo menos uma vez, com meus próprios olhos, o nascimento do Divino Infante”.

Esta é a história de como foi encenado pela primeira vez o nascimento do Menino Jesus.

Era o dia 24 de dezembro de 1223: sem ser um “espetáculo”, na gruta de Greccio estavam Jesus, Maria, José recordando a gruta de Belém e a cena do nascimento do Salvador.

Em Greccio, todos os anos, a memória deste evento é encenada.
Lá não está apenas um presépio vivo, mas uma reconstituição dos momentos que levaram São Francisco a realizar o presépio de Jesus.

É lá que estará o Pap ano próximo domngo, primeiro de dezembro.

 

(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas