Gaudium news > Tempo do Advento: o que é?

Tempo do Advento: o que é?

O Tempo do Advento é um período litúrgico da Igreja. É o tempo destinado para a preparação da celebração do Natal de Nosso Senhor e Redentor.

Tempo do Advento- o que é.jpg

Redação (27/11/2022 14:31, Gaudium Press) Advento vem do latim “ad-venio”, que quer dizer “vir, chegar”. Começa com o domingo mais próximo da festa de Santo André (30 de novembro) e dura quatro semanas.

Este tempo litúrgico tem seu início quatro domingos antes de 25 de dezembro. Ele marca o início do novo Ano Litúrgico católico.
Neste ano de 2019, o Advento começa no domingo, 1 de dezembro.

Divisão

O Tempo do Advento está dividido em duas partes:
as primeiras duas semanas servem para meditar sobre a vinda do Senhor quando ocorrer o fim do mundo;
as duas semanas seguintes servem para refletir concretamente sobre o nascimento de Jesus e sua chegada na história da humanidade com a chegada do Santo Natal.

Preparação, Espera, Desejo

Nos Igreja e nas casas de famílias católicas são colocadas as coroas do Advento sendo acesas uma vela cada comingo.

A cor litúrgica usada nos paramentos do sacerdote e as toalhas do altar são roxos que desejam expressar assim, simbolicamente, a preparação e a penitência.

Excepcionalmente, o terceiro domingo, chamado de Domingo Gaudete, ou da alegria, a cor que se usa é a cor rosa.

Dentro da liturgia do Advento, para tornar mais sensível esta dupla preparação de espera, durante o Advento, são suprimidos alguns elementos festivos. Por exemplo, não se canta e não é proclamado o hino do Glória.

Com esses atos simbólicos a Igreja procura mostrar que, enquanto dura a peregrinação do homem, falta-lhe algo para seu gozo completo.

Quando o Nosso Senhor e Redentor estiver presente no meio de seu povo, a Igreja terá chegado à sua festa completa, representada pela Solenidade do Natal.

Atitudes de católicos

Muitos católicos sabem da existência dentro da Igreja do período do Tempo do Advento, contudo, as preocupações no trabalho, as provas nas escolas, os ensaios com o coral ou teatro de Natal, a arrumação do presépio e a compra dos presentes fazem com que muitos se esqueçam do verdadeiro sentido deste tempo.

Por isso, é necessário recordar que a principal preparação neste Tempo deve ser no interior de cada um, com a preparação e na espera da vinda do Menino Jesus.

No tempo do Advento, a Igreja faz um apelo, um convite aos cristãos para que vivam de maneira mais profunda algumas práticas específicas de piedade, tais como: a vigilância na fé, a prática da oração, a procura do reconhecimento de Cristo presente nos acontecimentos e nos irmãos; a conversão, procurando acertar e consertar a vida trilhando os caminhos do Senhor, seguindo, portanto Jesus em direção Reino do Pai.

Ainda o Advento nos lembra e convida a praticar o testemunho da alegria que Jesus traz; a caridade paciente e carinhosa para com os outros; a alegria, na feliz expectativa do Cristo que vem e na invencível certeza de que Ele não falhará.

No Advento é a hora de viver uma pobreza interior com a disposição de ter um coração disponível para Deus, como tiveram Maria, José, João Batista, Zacarias, Isabel. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas