Gaudium news > Réplica da imagem de São Pedro do Vaticano venerada na Co-Catedral de Jerusalém

Réplica da imagem de São Pedro do Vaticano venerada na Co-Catedral de Jerusalém

Israel – Jerusalém (Sexta-feira, 29-11-2019, Gaudium Press) Um detalhe pouco conhecido da co-Catedral do Patriarcado Latino de Jerusalém é a presença de uma imagem de São Pedro exatamente igual à que se venera na Basílica de São Pedro em Roma sob o título de “São Pedro in Cathedra”. A imagem representa ao Santo em sua sede como Vigário de Cristo, sustentando em sua mão as chaves que simbolizam a autoridade sobre assuntos terrenos e celestiais.

Réplica da imagem de São Pedro do Vaticano venerada na Co-Catedral de Jerusalém.jpg

“É uma cópia fiel da original conservada na Basílica de São Pedro no Vaticano. A de Roma provavelmente foi produzida por Arnolfo di Cambio no século XIII”, relatou o Patriarcado Latino em um artigo no qual qualifica a presença da imagem como uma “raridade” na Terra Santa. “A tradição diz que é um ato devoto tocar o pé direito da imagem, agora visivelmente desgastado devido a devoção dos numerosos peregrinos. Um uso que se perpetua também aqui em Jerusalém, onde a forma do pé de “nosso” São Pedro se reforma notavelmente”.

A imagem, com efeito, está polida em seu pé pela fricção das mãos dos peregrinos e esta cor dourada contrasta com o tom escuro do resto da imagem, que repousa sobre uma coluna de mármore no corredor esquerdo da co-Catedral. “A presença desta imagem em Jerusalém, uma réplica perfeita da original do Vaticano, testemunha o vínculo íntimo que une a Igreja da Terra Santa com a de Roma, sede do sucessor do apóstolo Pedro, que saiu de Jerusalém para difundir a Boa Nova e em Roma morreu mártir por sua Fé no Senhor Jesus Cristo”, concluiu o Patriarcado Latino de Jerusalém.

A co-Catedral do Santo Nome de Jesus é a sede do Patriarca Latino de Jerusalém e é um templo relativamente recente, edificado em estilo gótico desde 1862 até 1872. A edificação foi possível graças a uma autorização especial do Império Otomano e recebe a dignidade de co-Catedral devido a que oficialmente a Igreja Católica considera a Basílica do Santo Sepulcro como a Catedral devido a sua importância única ao conservar os santos lugares da Crucifixão e a Ressurreição do Senhor. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas