Gaudium news > Viver um Advento de "espera vigilante", convite do Reitor do Santuário de Fátima aos peregrinos

Viver um Advento de "espera vigilante", convite do Reitor do Santuário de Fátima aos peregrinos

Fátima – Portugal (Terça-feira, 03-12-2019, Gaudium Press) “Há muitas coisas que nos fazem adormecer na nossa fé e nos distraem quotidianamente do que é essencial”:

Viver um advento de espera vigilantae convite do reitor do Santuário de Fátima.jpg

“a rotina que se vai instalando na nossa relação com Deus e com os outros;

a sedução dos caminhos fáceis que nos afastam de Deus;

as mil e uma preocupações que preenchem os nosso dias e que tantas vezes nos distraem”.

Esta foram palavras do padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima ao assinalar durante Missa no domingo o início do Advento deste Novo Ano litúrgico.

Convite aos peregrinos

O reitor do Santuário de Fátima convidou os peregrinos presentes na missa dominical na Basílica da Santíssima Trindade a fazerem do Advento um tempo de “espera vigilante” e alertou para os riscos das distrações que consomem o dia-a-dia e fazem “esmorecer a fé”, a relação com Deus e com os outros.

Vigiar, ser vigilante, Ano Pastoral

“Vigiar é estar vigilante é estar desperto, atento, não adormecido” afirmou o padre Carlos Cabecinhas na primeira homilia do novo ano pastoral que começa em Fátima nesse Domingo do Advento e que é inspirado no tema “Dar graças por viver em Deus” .

“Estar atento e vigilante não é um convite a uma atitude passiva, de cruzar os braços, mas sim uma atitude ativa que implica conversão do coração e compromisso efetivo com a vontade de Deus”, esclareceu o reitor no início de suas palavras.

Os Santos Pastorinhos

Padre Carlos desafiou os peregrinos a aprender o sentido desta vigilância com os Santos Pastorinhos, Francisco e Jacinta Marto.

Desta marca de atenção e vigilância o reitor destacou “a centralidade de Deus nas suas vidas”, o tempo dedicado à oração com Jesus e a atenção para com os outros, nomeadamente nos sacrifícios que faziam.

Advento, espera, escuta da Palavra de Deus

“Este tempo de Advento é desafio a um tempo de escuta mais atenta e assídua da palavra de Deus para, à luz dessa palavra, avaliarmos as nossas atitudes e as nossas opções” concluiu o reitor.

 

(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas