Gaudium news > Vaticano anuncia Ano Jubilar do Santuário de Loreto

Vaticano anuncia Ano Jubilar do Santuário de Loreto

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 04-12-2019, Gaudium Press) A Sala de Imprensa do Vaticano anunciou (03/12) a instituição do Ano Jubilar Lauretano, a ser realizado a partir do próximo dia 8 deste mês de dezembro e prolongando até o dia 10 de dezembro de 2020 quando se comemora o centenário da proclamação de Nossa Senhora de Loreto como padroeira da Aeronáutica.

Vaticano anuncia Ano Jubilar do Santuário de Loreto-Foto Arquivo Gaudium Press.jpg

No Ano Jubilar todos são chamados a voar alto

Segundo o Prelado e Delegado Pontifício para o Santuário da Santa Casa de Loreto, Dom Fabio Dal Cin, o Jubileu será desenvolvido com o tema “Chamados a voar alto”.

O Ano Jubilar Lauretano “não está concernido apenas ao mundo da aviação (trabalhadores e passageiros), mas está dirigido a todos os devotos de Nossa Senhora de Loreto e a todos aqueles que do mundo inteiro virão à Santa Casa para receber o dom da indulgência plenária”.

Redescobrir o chamado à Santidade

Dom Dal Cin esteve presente na Sala Stampa e lembrou que “todos somos chamados a voar alto, porque Deus oferece a todos a possibilidade de uma vida boa, isto é, santa”.

Segundo afirmou Dom Dal Cin durante a roda de imprensa, “o Jubileu se torna uma boa ocasião para redescobrir o chamado à santidade no mundo contemporâneo”.

O Prelado também disse aos jornalistas que, embora o Santuário de Loreto seja a única Igreja Jubilar, haverá a possibilidade de receber o dom da indulgência plenária também nas capelas aeroportuárias civis e militares, desde que tenha sido solicitada à delegação pontifícia ao Ordinário Militar local.

O objetivo dessa extensão da possibilidade de receber indulgência é “valorizar pastoralmente os locais de culto na aviação civil e militar”.

Foi explicado por Dom Dal Cin que este Jubileu será um “Jubileu itinerante”, pois foi organizada a viagem de três imagens de Nossa Senhora de Loreto. Uma primeira viagem será por aeroportos em diferentes regiões da Itália. Outra viagem será feita por diferentes departamentos militares. A terceira viagem será pelos principais aeroportos dos cinco continentes.

Relação entre o mundo militar e o espiritual

Dom Antônio Coppola, Vigário Episcopal da Aeronáutica Militar Italiana, participou da entrevista e destacou o vínculo entre os santos e as Forças Armadas, um vínculo que “pertence profundamente à nossa identidade e nunca foi afetado nem pelo tempo nem pelas mudanças no cenário geopolítico.

Assim, a relação entre o mundo militar e a esfera espiritual é muito estreita e honrada, quase sempre com celebrações solenes”.

 

(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas