Gaudium news > Dom Jacinto Flach toma posse na diocese de Criciúma na sexta-feira

Dom Jacinto Flach toma posse na diocese de Criciúma na sexta-feira

Criciúma (Terça, 10-11-2009, Gaudium Press) A diocese de Criciúma, em Santa Catarina, recebe no próximo dia 13 de novembro, às 20h, na Catedral São José, seu novo bispo diocesano, dom Jacinto Inácio Flach. Após um ano e quatro meses da transferência de dom Paulo de Conto para a Diocese de Montenegro (RS), o Papa Bento XVI nomeou dom Jacinto Inácio Flach para o ministério diocesano.

O bispo afirma que não tem medo de desafios e que se sente encorajado com a mudança. “Sou de família humilde, mas de fé. Vou servir e trabalhar no meio do povo para levar esperança e fé para quem não encontra mais respostas para a vida”, destacou, em entrevista a Rádio Eldorado de Criciúma.

A comunidade católica da diocese catarinense já vem se preparando para receber seu novo bispo desde o dia 14 de outubro, mobilizando as paróquias e suas comunidades para rezar pela diocese e por dom Jacinto.

“Em unidade e comunhão de espírito realizamos trinta dias de oração, período durante o qual reunimos os fiéis para agradecer e louvar ao Pai que nos enviou nosso novo Pastor”, ressaltou o coordenador diocesano de Pastoral, Pe. Antônio Mendes.

Dom Jacinto Inácio Flach

Natural do município de Bom Princípio (RS), nasceu em 26 de fevereiro de 1952. Seus estudos primários foram realizados em sua cidade natal e os secundários na cidade de Viamão, ingressando no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, onde cursou Filosofia. Estudou Teologia no Instituto Teológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Foi ordenado sacerdote no dia 07 de maio de 1988 e iniciou suas atividades naquele ano até 1989, como vigário paroquial na Paróquia de Santo Antônio, em Estrela (RS). De 1990 a 1995 e, de 1997 até 2003, foi professor e diretor espiritual no Seminário de Viamão.

Em 2003, tornou-se bispo auxiliar na arquidiocese de Porto Alegre (RS) e um ano depois foi ordenado bispo em sua cidade natal. No dia 20 de fevereiro de 2004, assumiu a função de Vigário Episcopal do Vicariato de Guaíba.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas