Gaudium news > Igreja Greco Católica Ucraniana relata primavera de vocações sacerdotais

Igreja Greco Católica Ucraniana relata primavera de vocações sacerdotais

Ucrânia – Kiev (Segunda-feira, 16-12-2019, Gaudium Press) O Arcebispo mor da Igreja Greco Católica Ucraniana (UGCC), Dom Sviatoslav Shevchuk, compartilhou seu testemunho pessoal de vocação por ocasião da campanha ‘Gift of Faith’ (Presente de Fé) da Fundação Pontifícia Ajuda a Igreja que Sofre. De acordo com esta organização, esta Igreja de rito oriental vive uma primavera com um notável aumento das vocações religiosas.

Igreja Greco Católica Ucraniana relata primavera de vocações sacerdotais.jpg
Dom Sviatoslav Shevchuk junto a sacerdotes e seminaristas. Foto: Ajuda a Igreja que Sofre.

O prelado recebeu o chamado ao sacerdócio quando a Ucrânia ainda se encontrava sob a União Soviética e permanecia a proibição sobre a UGCC. Por este motivo, os seminaristas tinham que se preparar em segredo e sua formação dependia de donativos do exterior. Em 1994, Dom Shevchuk foi ordenado sacerdote, podendo exercer seu ministério em liberdade. Em 2019, os greco católicos ainda são minoria na Ucrânia, mas constituem a maior Igreja Católica de rito oriental do mundo.

“Hoje muitos jovens estão respondendo ao chamado de Deus”, relatou o Arcebispo mor. Apesar dos seminaristas poderem se formar abertamente, permanecem dificuldades como a falta de recursos econômicos e os futuros sacerdotes ainda dependem da ajuda proveniente de outros países. “Estou feliz de ver nossos seminaristas viverem sua vocação em liberdade”, indicou o prelado. O país tem necessidades pastorais especiais, como a atenção dos adultos que ainda padecem a desconfiança gerada sob a opressão e que vivem em solidão com alto risco de alcoolismo.

O apoio às vocações ucranianas é uma das opções de ajuda do programa ‘Gift of Faith’ da AIS. “Os ucranianos necessitam cuidados pastorais devido as dificuldades da guerra e a situação econômica”, resumiu a organização. “Afortunadamente, as vocações estão florescendo no país. Com sua ajuda, podemos apoiar a formação de 69 seminaristas”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas