Gaudium news > Há 50 anos se repete a bênção dos "bambinelli" na Praça São Pedro

Há 50 anos se repete a bênção dos "bambinelli" na Praça São Pedro

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 16-12-2019, Gaudium Press) Após a oração mariana do Angelus, na Praça São Pedro, como acontece tradicionalmente nos últimos 50 anos, no III Domingo do Advento, o Papa abençoa os “bambinelli”, ou seja, as imagens do Menino Jesus que serão colocadas no presépio de milhares de lares.

Há 50 anos se repete a bênção dos bambinelli na Praça São Pedro.Foto Aleteia.jpg
Há 50 anos a benção dos “bambinelli”, no III Domingo do Advento.
Foto: Aleteia

 
Presépio: Evangelho Vivo

Uma grande parte das pessoas presentes na Praça de São Pedro costuma ser formada por crianças.
Antes de o Papa abençoar as imagens, as crianças e suas famílias participaram de uma programação, que incluiu uma Missa celebrada na Basílica Vaticana pelo cardeal Angelo Comastri, vigário do Pontífice para a Cidade do Vaticano.

No pequeno discurso que o Papa Francisco fez ele dirigiu-se sobretudo às crianças:

“Levantem as imagens! Eu as abençoo de coração.

O Presépio é como um Evangelho vivo. […] Ao mesmo tempo que contemplamos a representação do Natal, somos convidados a colocar-nos espiritualmente a caminho, atraídos pela humildade d’Aquele que Se fez homem a fim de Se encontrar com todo o homem, e a descobrir que nos ama tanto, que Se uniu a nós para podermos, também nós, unir-nos a Ele.”
Recordando a Eucaristia

52° Congresso Eucarístico Internacional que transcorrerá em Budapeste

Ainda em suas saudações feitas após o Angelus do último domingo, o Papa Francisco recordou aos presentes a realização, em setembro de 2020, do 52° Congresso Eucarístico Internacional que transcorrerá em Budapeste, na Hungria, e que terá como tema: “Em ti estão as nossas origens” (Sl 87,7).

Os Congressos Eucarísticos, há mais de um século – disse Francisco -, recordam que no centro da vida da Igreja está a Eucaristia.

O Papa pediu a oração dos fiéis para o evento eucarístico de Budapeste.

A Bênção dos Banbinelli

Foi em 1969 que o Papa Paulo VI realizou pela primeira vez esta cerimônia que foi uma iniciativa promovida pelos centros paroquiais romanos.

Depois de alguns anos, a iniciativa de benzer os “Bambinelli” que irão formar os presépios em milhares de lares passou a ser realizada também em muitos outros países.

A história nos recorda que naquele 21 de dezembro de 1969 a alocução do Papa foi inteiramente dedicada ao presépio.

Palo VI disse na ocasião a propósito do Presépio: ele “reaviva a memória do grande acontecimento, o nascimento de Jesus, o Salvador, o Filho de Deus feito homem; e se torna um cenário evangélico, uma lição de espírito cristão”.
(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas