Gaudium news > Fazer o presépio é convidar Jesus a entrar na nossa vida, diz Papa

Fazer o presépio é convidar Jesus a entrar na nossa vida, diz Papa

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 18-12-2019, Gaudium Press) Como é que estamos nos preparando para receber o aniversariante festejado no Natal? Esta pergunta parece ser a raiz das palavras que o Papa Francisco proferiu na Audiência Geral desta quarta-feira, 18/12.

Fazer o presépio é convidar Jesus a entrar na nossa vida, diz Papa-Foto-ARM-Gaudium Press.jpg
Presépio – Jesus, Nossa Senhora e José, a Sagrada Família:
um Evangelho doméstico.
Foto: ARM, Gaudium Press

Há poucos dias da solenidade do Santo Natal do Senhor, o Papa respondeu a esta pergunta recordando que existe um modo simples, mas eficaz para bem receber o Menino Deus: preparar o presépio.

O Presépio e o Evangelho

De acordo com Francisco, de fato, o Presépio é como um Evangelho vivo e nos recorda algo muito importante e fundamental. Recorda que Deus não permaneceu invisível no céu, mas veio sobre a Terra, se fez homem:

“Fazer o presépio é celebrar a proximidade de Deus: é redescobrir que Deus é real, concreto, vivo e palpitante. Não é um senhor distante ou um juiz desapegado, mas é Amor humilde, que desceu até nós.”

O que falar diante do Presépio

O Pontífice recomendou parar diante do Menino Jesus no presépio e contemplar.

Esta é uma boa ocasião, aconselhou o Papa, para falar das pessoas e das situações que temos no coração; fazer diante do Deus Menino o balanço do ano e o compartilhamento das expectativas e das preocupações.

Sagrada Família: Evangelho doméstico

Olhando para o Presépio, recordou, vemos ao lado de Jesus, Nossa Senhora e José, a Sagrada Família que é um evangelho doméstico.
Francisco afirmou que a palavra presépio significa literalmente “manjedoura”, enquanto a cidade do presépio, Belém, significa “casa do pão”.

Para o Papa, esses elementos nos recordam que Jesus é o nutrimento essencial, o pão da vida. “É Ele que alimenta o nosso amor, é Ele que doa às nossas famílias a força para ir avante e nos perdoar.”

Presépio: Convite à contemplação

Ainda em sua reflexão durante a Audiência Geral desta quarta-feira, Francisco disse que o Presépio nos oferece outro ensinamento de vida: ele é um convite à contemplação dentro do mundo cacofônico e cheio de ritmos frenéticos de hoje.
O Presépio nos recorda a importância de parar: “somente quando sabemos nos recolher, podemos acolher o que conta na vida”, disse.

Presépio: presença de Jesus, paz, sentido da vida

O Papa, antes de finalizar, descreveu o Presépio como sendo a imagem da paz no mundo violento de nossos dias.

No presépio, disse, podemos encontrar e recolher o ensinamento sobre o sentido próprio da vida. Agora não estamos mais sós, há uma novidade decisiva: Jesus.

“Jesus vem na nossa vida concreta, por isso é importante fazer um pequeno presépio sempre, porque nos recorda que Deus veio entre nós, nasceu entre nós, nos acompanha e se fez homem como nós.

Na vida de todos os dias, não estamos mais sós. Ele habita conosco.

Não muda magicamente as coisas, mas, se O acolhermos, todas as coisas podem mudar. Eu então faço votos de que fazer o presépio seja a ocasião para convidar Jesus na vida.

Quando fazemos o presépio em casa, é como abrir a porta: entre Jesus.

Fazer concreta esta proximidade, este convite a Jesus para que venha na nossa vida. Porque se Ele a habita, ela renasce. E se a vida renasce, é verdadeiramente Natal.

Feliz Natal a todos! “
(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas