Gaudium news > Câmara Municipal de Salvador (BA) comemora 50 anos dos Folocares no Brasil

Câmara Municipal de Salvador (BA) comemora 50 anos dos Folocares no Brasil

Salvador (Terça-feira, 10-11-2009, Gaudium Press) A Câmara de Vereadores de Salvador faz hoje uma homenagem especial por ocasião dos 50 anos do Movimento dos Focolares no Brasil, às 19h, no Plenário Cosme de Farias. O Brasil foi o primeiro país fora da Europa a receber o movimento, que hoje conta com cerca de dois milhões de participantes espalhados por 180 nações.

Os Focolares surgiram na cidade italiana de Trento, durante a Segunda Grande Guerra, em 1943, graças a Chiara Lubich, sua fundadora. Os rigores da guerra a fizeram refletir no amor de Deus e na beleza do Evangelho.

O termo “focolare” em italiano significa lareira, e foi atribuído ao fogo evangelizador que animava Chiara e suas discípulas. O movimento também é chamado de “Obra de Maria”.

Seu carisma busca a unidade entre os cristãos, um mundo mais fraterno e unido pela paz. Em julho deste ano, num evento realizado em Olinda (PE), o movimento reuniu cerca de seis mil focolarinos do Norte e Nordeste do País.

Na ocasião, esteve presente o irmão Marco Teccila, protagonista da vinda dos Focolares ao Brasil. Emocionado, ele lembrou o dia 25 de outubro de 1959, quando os missionários focolarinos desembarcaram no Cais de número 10, do porto de Recife, em Pernambuco.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas