Gaudium news > Ataques na Somália: "Terrível atentado terrorista!", diz Papa

Ataques na Somália: "Terrível atentado terrorista!", diz Papa

Cidade do Vaticano (30-12-2019, Gaudium Press) Logo depois que rezou a oração mariana do Angelus, no último domingo, o Papa Francisco recordou o que ele classificou como “Terrível atentado terrorista”, ocorrido no sábado (28/12) em Mogadíscio, na Somália, e que provocou dezenas de vítimas fatais, incluindo crianças, e muitos jovens estudantes da Universidade de Benadir, além de policiais e dois estrangeiros de nacionalidade turca.

Ataques na Somália-Terrível atentado terrorista!, diz Papa-Foto VaticanNews.jpg
Papa expressa proximidade para com vítimas de atentados na Somália. 
Foto: Vatican News

Francisco externou sua proximidade para com as vítimas e seus familiares e rezou por elas, porém, expressou ainda uma firme condenação a um gesto que ele considerou como “louco” e “horrível”:

“Rezemos ao Senhor pelas vítimas do terrível atentado terrorista de ontem (28/12) em Mogadíscio, Somália, onde mais de 70 pessoas foram mortas na explosão de um carro-bomba.
Estou próximo a todos os familiares e àqueles que choram seu desaparecimento. Ave Maria…”

Autoria

Algumas horas depois do atentado, o grupo terrorista Al Shabaab, considerado como o braço da Al Qaeda na Somália, reivindicou a autoria da chacina.

Recorda-se que há poucas semanas, ainda em Mogadíscio, cinco civis foram mortos durante um ataque terrorista realizado contra um hotel, mas que o pior ataque do grupo fanático muçulmano aconteceu em 2017. Na ocasião, um caminhão-bomba foi explodido e provocou a morte de 600 pessoas.

Entre as tantas mensagens de condolências de chefes de Estado e de organizações, voltadas a desfechar uma luta mais eficaz contra o terrorismo, está a da Comunidade de Santo Egídio, que pediu à comunidade internacional para que “não abandonasse a Somália a um destino de morte e desagregação e para investir energia e recursos úteis para sua pacificação”.

Não esquecer a Somália…

Desde de 1992 a Somália encontra-se em guerra interna que parece não ter fim e que continua levando luto e sofrimentos sem fim à população civil.

Ali se desenrola um conflito esquecido por muitos e no qual a vida humana já não mais importa.
A cada semana os ataques terroristas se sucedem com diferentes intensidades e número de vítimas.

A Somália está dividida e os seus diferentes dirigentes não conseguem chegar a um acordo entre si, sobre a própria Constituição e a ordem institucional.

As numerosas tentativas de solução que foram promovidas ao longo de todos esses anos redundaram em fracasso.

A tendência que se percebe é que as diversas regiões da Somália tendem a se separar umas das outras, como uma espécie de “salve-se quem puder”.

Foi esta situação que levou a organização “Comunidade de Santo Egídio” a pedir à comunidade internacional para que “não abandonasse a Somália a um destino de morte e desagregação e para investir energia e recursos úteis para sua pacificação”.

“É necessário um ato de indignação e compromisso internacional, para que também em Mogadíscio não se morra mais desta maneira absurda”, ainda afirma o apelo. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas