Gaudium news > Missal Romano é tema de encontro promovido pela CNBB

Missal Romano é tema de encontro promovido pela CNBB

São Paulo – Indaiatuba (Segunda-feira, 06-01-2020, Gaudium Press) “O Missal Romano: entre a norma da fé e a prática celebrativa”, esse é o título do Seminário Nacional de Liturgia que ocorrerá entre os dias 10 a 14 de agosto de 2020 no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP).

Missal Romano é tema de encontro promovido pela CNBB Foto CNBB.jpg

O evento é destinado a professores de liturgia, reitores de seminários, formadores, assessores e coordenadores regionais e diocesanos, Bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas, além de estudantes de mestrado e doutorado.

A Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é quem está promovendo o encontro, em parceria com o Centro de Liturgia Dom Clemente Isnard (CLDCI), a Associação dos Liturgistas do Brasil (ASLI) e a Rede Celebra.

Tendo em vista a publicação da terceira edição típica do Missal Romano em português, o objetivo do Seminário Nacional de Liturgia é o de contribuir para maior divulgação do Missal Romano como instrumento essencial para o restabelecimento da autêntica relação entre o que se reza, o que se conhece e o que se vive.

“Nós precisamos recuperar o valor do missal no sentido de que ele não é apenas um livro de rubricas, ele não é um livro para engessar a celebração, mas ele é uma fonte que contêm os elementos que sustentam a nossa Fé”, ressaltou o presidente da Comissão para a Liturgia, Dom Edmar Peron.

De acordo com o assessor do Espaço Litúrgico, Padre Thiago Faccini, o encontro buscará resgatar a riqueza da ritualidade do Missal Romano. “O sentido é descobrir a ritualidade do missal e a importância da oração e da unidade da Igreja”, explica.

As conferências do encontro seguirão diversos temas dentre os quais se destacam: a história do Missal Romano com ênfase na reforma e a trajetória do Missal Romano no Brasil pós Vaticano II.

Interessados em participar do Seminário Nacional de Liturgia poderão se inscrever se cadastrando diretamente no sistema da CNBB (clique aqui). (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas