Gaudium news > Papa no Angelus: O Evangelho é a revelação do plano de Deus para nós

Papa no Angelus: O Evangelho é a revelação do plano de Deus para nós

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 06-01-2020, Gaudium Press) Durante a oração do Angelus, na Audiência Pública deste II domingo do Natal, 05/01, na Praça São Pedro, o Papa Francisco exortou a acolher “com alegria e gratidão” o plano divino de amor “para o homem e o mundo”, realizado em Jesus Cristo.

Papa no Angelus -O Evangelho é a revelação do plano de Deus para nós - Foto VaticanNews.jpeg
Papa, no Angelus: O Evangelho não é uma fábula…
Foto: Vatican News

Francisco explica como Jesus continua a vir entre nós para que cada um possa responder ao chamado de ser santo na caridade, preservando a gratuidade do dom que Deus nos deu.

Uma novidade Chocante: Jesus se fez carne, é o guia de nossa vida

Falando a milhares de fiéis e peregrinos, Francisco recordou que ainda nesses dias continuamos a contemplar o “sinal admirável do Presépio” e convidou a “ampliar o olhar” e tomar conhecimento da “plena consciência do significado do nascimento de Jesus” através das leituras bíblicas que a liturgia propõe para este domingo.

Em particular, o Papa recomendou a carta de São Paulo Apóstolo aos Efésios e o Evangelho.

Para Francisco, “O Evangelho, com o Prólogo de São João, mostra-nos a novidade chocante: o Verbo eterno, o Filho de Deus, “fez-se carne”. Ele não só veio para morar entre o povo, mas se tornou um do povo, um de nós!

Depois deste evento, para orientar nossas vidas, não temos mais apenas uma lei, uma instituição, mas uma pessoa, uma Pessoa divina, Jesus, que guia nossas vidas, a fazer o caminho porque Ele o fez por primeiro.

Evangelho de Cristo não é uma fábula

O Pontífice afirma que “a Liturgia deste domingo nos diz que o Evangelho de Cristo não é uma fábula, não é um mito, nem uma história edificante.

O Evangelho de Cristo é a plena revelação do plano de Deus para o homem e para o mundo.

É uma mensagem ao mesmo tempo simples e grandiosa, que nos leva a nos perguntarmos: que projeto concreto o Senhor colocou em mim, atualizando ainda o seu nascimento entre nós?

É o apóstolo Paulo que sugere a resposta:

“Deus nos escolheu para sermos santos e imaculados perante Ele na caridade”.

Significado do Natal: Tornar-se santos no amor

Francisco mostrou qual é o significado do Natal.

“Se o Senhor continua a vir entre nós, se continua a dar-nos o dom da sua Palavra”, é para que cada um de nós possa responder ao chamado a “tornar-se santos no amor”.

Santidade é preservar o dom que Deus nos deu. Só isto: preservar a gratuidade. Isto é ser santo. Portanto, quem acolhe a santidade em si mesmo como um dom de graça, não pode deixar de traduzi-la em ações concretas na vida quotidiana. Este dom, esta graça que Deus me deu, eu a traduzo em ação concreta na vida quotidiana, no encontro com os outros.

Esta caridade, esta misericórdia para com o próximo, reflexo do amor de Deus, ao mesmo tempo que nos purifica o coração e nos dispõe ao perdão, torna-nos dia após dia “imaculados”, mas imaculados não no sentido de que eu removo uma mancha: imaculados no sentido de que Deus entra em nós.

O dom, a gratuidade de Deus entra em nós e nós a preservamos e a damos aos outros. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas