Gaudium news > Região do Braço do Baú sediará a 21ª Romaria da Terra e da Água de Santa Catarina

Região do Braço do Baú sediará a 21ª Romaria da Terra e da Água de Santa Catarina

Ilhota (Quarta, 11-11-2009, Gaudium Press) A região do Braço do Baú, em Ilhota, no estado de Santa Catarina, vai sediar no próximo dia 15 a 21ª Romaria da Terra e da Água, com o tema “Cuida da terra, garantir a vida”. O evento é promovido em conjunto por Pastorais Sociais e entidades da Igreja, entre elas a Comissão Pastoral da Terra (CPT), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Diocese de Blumenau e a Cáritas Catarinense.

Segundo Elena Casagrande, da Comissão Pastoral da Terra de Santa Catarina, o local foi escolhido por representar bem a necessidade do cuidado com o meio ambiente, e simbolizar a luta corajosa das pessoas que lá vivem e que sofrem ainda hoje as consequências do desastre ambiental ocorrido em 2008 devido a enchentes, com perdas humanas e materiais. “Nesta romaria, o objetivo é fortalecer o compromisso de cuidar da vida, acreditando que cuidar da terra é garantir a vida”, afirma.

A programação tem início por volta das 9h, com abertura e apresentação dos romeiros. Logo em seguida, às 10h parte a caminhada, que deverá percorrer mais de dois quilômetros, com momentos de espiritualidade. Às 11h30, está prevista visita às tendas e a partilha dos alimentos, durante o almoço. Às 13h30, os visitantes acompanharão depoimentos sobre a temática proposta, e às 14h poderão assistir a uma apresentação teatral. O encerramento do evento acontecerá às 15h, com a celebração da Santa Missa.

A exemplo da 20ª edição do evento, Elena destaca que a romaria será realizada no formato das “Festas das Tendas”, recordando os tempos bíblicos de partilha, de reflexão, de desejos, de alimento, de acolhimento e de sonhos. Cada tenda oferecerá, de forma gratuita, algum tipo de alimento para o almoço dos romeiros e romeiras. “O objetivo é resgatar o sentido de comunhão, de troca de experiências solidárias como eram nas primeiras comunidades cristãs e como forma de contrapor o projeto capitalista baseado no mercado e na competição”, diz.

De acordo com o diácono da Paróquia São Pio X de Ilhota, João Francisco Zimmermann, a romaria, aberta ao público em geral, é um espaço para reunir fiéis de todos os lugares, gente que acredita no Deus criador da terra e de todas as formas de vida. “É um encontro de gente de fé, que sonha e que luta para a construção de um mundo melhor”, ressalta.

Os organizadores esperam mais de 10 mil pessoas, provenientes de cidades como Gaspar, Blumenau, Joinville, Florianópolis, Rio do Sul e Tubarão.

Romaria

As Romarias da Terra acontecem no Brasil desde o ano de 1978, quando a CPT do Rio Grande do Sul organizou a primeira delas. Em Santa Catarina, a primeira aconteceu em Taquaruçu, Jo de Fraiburgo, no ano de 1986, resgatando as lutas do povo empobrecido e marginalizado da Guerra do Contestado.

Este ano, a intenção dos organizadores do evento é contribuir com a comunidade do Braço do Baú, pois de acordo com dados da Defesa Civil Estadual, muitos prejuízos e mortes foram contabilizadas na região, em função das fortes chuvas ocorridas em novembro do ano passado.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas