Gaudium news > Falece, aos 80 anos, o bispo emérito da Prelazia de Borba (AM)

Falece, aos 80 anos, o bispo emérito da Prelazia de Borba (AM)

Amazonas (Quarta, 11-11-2009, Gaudium Press) Faleceu ontem, às 6h15 da manhã, em Canoas (RS), vítima de infarto, o bispo prelado emérito de Borba (AM), dom José Afonso Ribeiro, informou a CNBB.

Segundo o pároco da basílica de Santo Antônio, em Borba, frei Manoel José Lopes, dom Afonso estava em Canoas comemorando seu aniversário de 80 anos com amigos.

No início de outubro, dom Afonso foi para sua terra natal, Poconé, (MT), onde permaneceu com a família até o dia de seu aniversário, 29 de outubro. Logo depois foi para o sul. O pároco da basílica de Santo Antônio afirmou, ainda, que o bispo não sofria nenhum problema de saúde.

O corpo de dom Afonso deve chegar a Manaus nesta quarta para, à tarde, seguir para a cidade de Borba, onde acontecerá o velório. Era desejo do religioso ser velado e enterrado neste município onde viveu por 22 anos e há cerca de cinco era bispo emérito.

Ainda não há data definida para o sepultamento, mas frei Manoel antecipou que pode ocorrer ainda na próxima quinta ou sexta-feira.

Dom Frei José Afonso Ribeiro

Nasceu em Poconé (MT) em 1929. O religioso pertencia à Ordem Terceira Regular de São Francisco e foi ordenado bispo em 5 de maio de 1979. Como bispo prestou relevantes serviços à Santa Igreja em diversas funções, até ser designado à prelazia de Borba, em 1988, onde permaneceu até 2006, quando se tornou emérito e foi sucedido por dom Elói Roggia.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas