Gaudium news > Devotos iniciam novena do Senhor Bom Jesus do Bonfim na Bahia

Devotos iniciam novena do Senhor Bom Jesus do Bonfim na Bahia

Bahia – Salvador (Quinta-feira, 09-01-2020, Gaudium Press) Nesta quinta-feira, 9 de janeiro, a Arquidiocese de Salvador iniciará o novenário em preparação à Festa do Senhor do Bonfim. Os festejos deste ano terão como tema central “Senhor do Bonfim, 275 anos de devoção, veneração e proteção”, e como lema “Ontem, hoje e sempre sob a sombra da Tua cruz”.

Devotos iniciam novena do Senhor Bom Jesus do Bonfim na Bahia.jpg

A novena será aberta às 18h30 com o hasteamento da bandeira do Senhor do Bonfim, em frente ao panteão da Praça da Colina. O novenário seguirá até o dia 18 de janeiro (exceto no dia 16 quando ocorre a Lavagem), sempre às 19h. No dia 16 de janeiro, ocorrerá a tradicional Lavagem das escadarias da Basílica e a 7ª edição da Caminhada de Corpo e Alma, que sairá da Basílica da Conceição da Praia (Comércio), às 7h, e seguirá em direção à Colina Sagrada.

Este ano, o andor que levará a imagem do Senhor do Bonfim será conduzido numa grande caravela, para recordar a sua chegada a Salvador no dia 18 de abril de 1745. A caravela será ladeada por um pano azul que simbolizará o mar. Da janela central da Basílica, o Padre Edson Menezes da Silva transmitirá uma mensagem e concederá a todos uma bênção, apresentando a imagem do Senhor do Bonfim.

No dia 19, as festividades serão iniciadas logo pela alvorada. Haverá Missas às 5h, 6h, 7h30, 9h, e 15h. O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj, presidirá a Missa Solene e concederá a Bênção Apostólica, às 10h. A partir das 16h, os fiéis participarão da Procissão dos Três Pedidos, que sairá da Igreja dos Mares. Na chegada à Colina, os devotos serão motivados a apresentar ao Senhor os seus pedidos. Os festejos serão encerrados com a oração do Ano Jubilar, bênção do Santíssimo Sacramento e queima de fogos de artifício.

A Festa do Senhor do Bonfim tem conquistado cada vez maiores proporções atraindo multidões durante os dias festivos. Calcula-se que, em 2019, a Lavagem do Senhor do Bonfim reuniu mais de 2 milhões de pessoas durante o percurso de 8 km, que vai da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio, à Colina Sagrada. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas