Gaudium news > Divulgada a programação do Simpósio Teológico do XVIII Congresso Eucarístico Nacional

Divulgada a programação do Simpósio Teológico do XVIII Congresso Eucarístico Nacional

Pernambuco – Recife (Quinta-feira, 16-01-2020, Gaudium Press) A Arquidiocese de Olinda e Recife divulgou a programação do Simpósio Teológico do XVIII Congresso Eucarístico Nacional (CEN2020), que ocorrerá entre os dias 13 e 14 de novembro de 2020, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

Divulgada a programação do Simpósio Teológico do XVIII Congresso Eucarístico Nacional.png

O objetivo do simpósio é o de aprofundar, nos sentidos teológicos e pastoral, os diversos aspectos da Eucaristia, seguindo o tema: “Pão em todas as mesas” e do lema: “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles” (Cf. At 2, 45-47).

Segundo o Secretário-Geral do CEN2020, Monsenhor José Albérico Bezerra, a Arquidiocese de Olinda e Recife pretende, através desse encontro, contribuir com a formação teológica do clero e dos leigos da Igreja do Brasil.

A abertura do simpósio ocorrerá às 08h30 do dia 13 de novembro e a primeira conferência terá como tema ‘Eucaristia e Mistério Pascal: aspectos históricos e sistemáticos’, ministrada pelo Bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA), Dom Armando Bucciol.

Às 11h serão iniciadas algumas oficinas. O Bispo de Caicó (RN), Dom Antônio Carlos Cruz abordará o tema ‘Espiritualidade Eucarística: entre piedade e escrúpulos’; já o Padre Francisco Taborda, Doutor em Teologia com ênfase em Teologia dos Sacramentos e Mariologia, falará sobre ‘Celebração Eucarística e Ministérios’; Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida (SP), tratará sobre ‘A Liturgia da Palavra na Celebração Eucarística’.

Dom Walmor Azevedo de Oliveira, Arcebispo de Belo Horizonte (MG), ministrará uma conferência às 14h sobre o tema ‘Eucaristia: alimento para a missão’.

Por fim, às 16h ocorrerá uma nova série de oficinas ministradas pelo Padre Antônio Niemiec, ex-secretário Nacional da Pontifícia União Missionária; Dom Edmar Peron, Bispo de Paranaguá (PR); e por Dom Leomar Brustolin, Bispo Auxiliar de Porto Alegre (RS). Eles tratarão sobre os seguintes temas: ‘Eucaristia e Missão em Aparecida e na Evangelii Gaudium’, ‘Celebração Eucarística: ritos e formas’ e ‘Eucaristia e Iniciação à Vida Cristã’.

No dia seguinte, 14 de novembro, o Cardeal e Arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha, dará uma conferência com o tema ‘Eucaristia e pluralidade cultural: desafios teológicos e pastorais’ a partir das 09h.

Em seguida, às 11h serão iniciadas três oficinas. A primeira tratará sobre ‘Eucaristia e Ecumenismo’, sendo ministrada pelo Secretário Nacional da Pontifícia União Missionária, Dom Francisco Biasin; a segunda será conduzida pelo Arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, que falará sobre a ‘Eucaristia e as dimensões sacerdotal, profética e régia do Batismo’; já a terceira terá como palestrante Dom Paulo Jackson, Bispo de Garanhuns (PE) e Presidente do Regional NE 2 da CNBB, e terá como tema ‘Eucaristia e Amoris Laetitia’.

As inscrições para o Simpósio Teológico do Congresso Eucarístico Nacional podem ser realizadas através da internet, diretamente no site do evento ou clicando aqui. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas