Gaudium news > Relíquia de São Timóteo será exposta para veneração na Basílica de São Pedro

Relíquia de São Timóteo será exposta para veneração na Basílica de São Pedro

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 16-01-2020, Gaudium Press) A urna com o corpo de São Timóteo será acolhida nesta sexta-feira, 17, na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, em Roma. Proveniente da Basílica Catedral de Termoli, sul da Itália, a relíquia ficará exposta para veneração pública até o dia 25 de janeiro, quando será recitada as Vésperas com a presença do Papa Francisco.

Relíquia de São Timóteo será exposta para veneração na Basílica de São Pedro.jpeg

Na manhã do dia seguinte, 26, memória litúrgica de São Timóteo, o corpo do santo será transferido para a Basílica de São Pedro, no Vaticano, para a celebração eucarística do Domingo da Palavra de Deus, presidida pelo Papa Francisco. No final do mesmo dia, as relíquias retornarão para Termoli.

Essa é a primeira vez que o corpo de São Timóteo sai em peregrinação pela Itália. Dom Gianfranco De Luca, Bispo de Termoli, manifestou sua gratidão pelo Papa Francisco ter acolhido a proposta da Diocese, dizendo que esse é um “convite concreto para o compromisso a uma adesão plena, profunda e concreta ao magistério do Santo Padre”.

Ocultadas no ano de 1239 para serem preservadas, as relíquias são comprovadamente de São Timóteo. Um documento, escrito em pedra e recuperado no dia 11 de maio de 1945 na cripta da Catedral de Termoli, atesta a autenticidade das relíquias.

São Timóteo nasceu na cidade de Listra, na Ásia, sendo um fiel discípulo de São Paulo Apóstolo, inclusive se tornando seu braço direito e entregando sua vida até o martírio, em Éfeso. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas