Gaudium news > Sacerdote católico é assassinado na África do Sul

Sacerdote católico é assassinado na África do Sul

África do Sul – Cidade do Cabo (Quinta-feira, 16-01-2020, Gaudium Press) Na noite do último domingo, 12 de janeiro, o Padre Jozef (Jef) Hollanders, pertencente aos Oblatos de Maria Imaculada na África do Sul (OMISA), foi assassinado em um assalto na paróquia da cidade de Bodibe, perto de Mahikeng, Província noroeste de África do Sul. Seu corpo foi encontrado por um paroquiano.

Sacerdote católico é assassinado na África do Sul.jpg

“Estamos profundamente chocados pelo que aconteceu. Padre Jeff foi encontrado com as mãos e os pés amarrados e com uma corda no pescoço. Uma morte terrível para alguém que dedicou toda a sua vida à sua missão”, lamentou o superior provincial dos Missionários Oblatos de Maria (OMI) de Blanden, na Bélgica, Padre Daniël Coryn.

Dom Victor Phalana, Bispo de Klerksdorp, em cuja jurisdição se localiza Bodibe, afirmou que os assaltantes estavam mal informados, pois “todos sabiam que ali não havia dinheiro. Ele servia a uma comunidade pobre. Usava cada centavo que possuía para seu povo. Ele deu tudo o que tinha”.

A comunidade local foi duramente atingida com a notícia, pois o Padre Hollanders era “cheio de entusiasmo, vida e dedicação” além de falar fluentemente afrikaans e tswana, uma língua bantu falada na África do Sul e no Botsuana.

Nascido na Bélgica no dia 4 de março de 1937, Padre Hollanders emitiu seus primeiros votos como Oblato no dia 8 de setembro de 1958 e sendo ordenado sacerdote no dia 26 de dezembro de 1963. Chegou à África do Sul no dia 31 de janeiro de 1965.

Durante 55 anos foi um missionário dedicado e fiel na região de língua Tswana, agora Província do Noroeste da África do Sul. “Aprazia-lhe criar novas comunidades cristãs, que se tornaram paróquias ou capelas naquela que se tornou a Diocese de Klerksdorp”, ressalta a declaração.

A cerimônia fúnebre do Padre Hollanders está marcada para às 10 horas da próxima quarta-feira, 22 de janeiro, na Catedral de Klerksdorp. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas