Gaudium news > Aumenta o número de vocações de vida monástica em Abadia no Vietnã

Aumenta o número de vocações de vida monástica em Abadia no Vietnã

Vietnã – Cidade de Ho Chi Minh (Quinta-feira, 23-01-2020, Gaudium Press) Um mosteiro beneditino localizado perto da cidade de Ho Chi Minh e que padeceu a perseguição religiosa do regime comunista floresceu na atualidade como um dos símbolos da vitalidade da Igreja local e o crescimento vocacional.

Aumenta o número de vocações de vida monástica em Abadia no Vietnã.jpg

“Os jovens vietnamitas são atraídos à vida monástica”, expressou à AsiaNews o Padre Gioan Baotixita Dung. Tanto as tradições budistas e taoístas como a perseguição mesma favorecendo a escolha dos jovens por uma entrega total na vida religiosa, já que as dificuldades para praticar a Fé tem motivado a tomar decisões mais radicais no seguir a Deus.

Os monges vivem a combinação de trabalho e oração que caracteriza a ordem beneditina. Os religiosos cultivam arroz, mantêm uma horta de plantas medicinais e trabalham nos ofícios domésticos próprios da comunidade. Parte da produção de arroz é doada aos mais necessitados. No mosteiro habitam 220 monges, dos quais 80 são postulantes ou noviços.

O tempo de perseguição mais forte vivido pelos religiosos foram os anos posteriores à reunificação do Vietnã em 1975, quando a vida comunitária foi proibida e os monges tiveram que regressar aos seus lares, onde trataram de manter uma vida similar a do mosteiro, com poucos encontros com outros religiosos. Em 1986 se iniciou um processo de reforma que abriu as portas à uma maior liberdade religiosa, o que marcou o retorno dos religiosos e um florescimento das vocações à vida consagrada.

No total, há no Vietnã nove mosteiros cistercienses masculinos e três femininos, onde vivem mais de mil monges e 244 religiosas, de acordo com os registros da ordem de 2015. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas