Gaudium news > Dioceses portuguesas preparam-se para JMJ 2022

Dioceses portuguesas preparam-se para JMJ 2022

Portugal – Lisboa (Segunda-feira, 27-01-2020, Gaudium Press) Por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2022, o Comitê Organizador Local (COL) está desenvolvendo diversas atividades em preparação à próxima edição deste evento que terá por tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39).

Dioceses portuguesas preparam-se para JMJ 2022.jpg

Segundo Dom Américo Aguiar, Bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa e coordenador-geral da JMJ Lisboa 2022, “foram constituídas sete equipes de trabalho compostas por vários sacerdotes e um número imenso de leigos que têm vindo trabalhar nas áreas mais diversas da logística, do acolhimento, da parte financeira e da parte pastoral”.

Dentre estas atividades preparatórias, está uma mini-JMJ que ocorrerá em Lisboa entre os dias 28 e 29 de março deste ano durante a Jornada Diocesana da Juventude. Já em Coimbra estão sendo preparadas catequeses de formação e encontros a nível, local e Diocesano, numa caminhada que procurará envolver os jovens, mas também os mais idosos.

Na Diocese de Setúbal será disponibilizada mensalmente uma proposta de formação e oração, a partir do website, para que os grupos de jovens, movimentos e paróquias, possam caminhar rumo a 2022, com o lema ‘Get ready’, Prepara-te.

E na Diocese do Funchal, na ilha da Madeira, a figura de Nossa Senhora será o modelo da pastoral juvenil nos próximos anos. Em novembro de 2019 a Cruz e o Ícone da JMJ visitaram a região. Por fim, a Diocese do Algarve também aguarda ansiosamente por essa oportunidade de viver a peregrinação dos símbolos da JMJ pela região sul de Portugal Continental.

O COL está focado na preparação da peregrinação para a entrega dos símbolos da JMJ que será realizada no dia 5 de Abril, Domingo de Ramos, em Roma. Centenas de jovens se inscreveram para o ato

“A partir deste Domingo de Ramos, vamos começar a ter uma presença mais efetiva junto dos portugueses, através da mídia e das redes sociais. Todos estamos convocados, porque todos seremos poucos para acolher mais de um milhão de jovens”, frisa o coordenador-geral da JMJ Lisboa 2022.

Após serem entregues, os símbolos da JMJ peregrinarão pelos países africanos de língua oficial portuguesa e passarão também pela Espanha. Em seguida, farão um percurso pelas Dioceses de Portugal que terminará no Verão de 2022, em Lisboa, onde ocorrerá a JMJ. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas