Gaudium news > Semana da Vida Consagrada celebra “um dos maiores tesouros da vida da Igreja”

Semana da Vida Consagrada celebra “um dos maiores tesouros da vida da Igreja”

Lisboa – Portugal (Terça-feira, 28-01-2020, Gaudium Press) A Igreja Católica celebra até 2 de fevereiro a Semana da Vida Consagrada, este ano dedicada ao tema ‘Consagrados para evangelizar’, convidando a uma ação “verdadeiramente profética”.

Semana da Vida Consagrada celebra um dos maiores tesouros da vida da Igreja Foto Diocese de Bragança-Miranda.jpg
Dom Antônio Augusto apresenta a Vida Consagrada como
“um dos maiores tesouros da vida da Igreja”.
Foto: Diocese de Bragança-Miranda

Numa mensagem divulgada pela Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal, o bispo de Vila Real e presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios (CEVM), Dom Antônio Augusto Azevedo comentou:

“Consagrados para evangelizar, o lema escolhido para a Semana do Consagrado de 2020, aponta para a principal razão de ser de cada Instituto, Congregação ou Sociedade de Vida Apostólica.

A Igreja, na sua pluralidade de expressões, existe para evangelizar na fidelidade ao mandato de Jesus Cristo e às inspirações do Espírito Santo”,

Um dos Maiores Tesouros da Igreja

Dom Antônio Augusto apresenta a Vida Consagrada como “um dos maiores tesouros da vida da Igreja”:

“As suas variadas expressões são prova de que, ao longo dos séculos, homens e mulheres crentes, iluminados pelo Espírito e cheios do fogo do amor Deus, souberam encontrar instrumentos adequados para a evangelização.
No nosso tempo é necessário o discernimento para perceber o que Deus pede a cada pessoa e instituição”, disse o presidente da CEVM.

Nova Etapa Evangelizadora

Na mensagem divulgada pela Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal, o bispo de Vila Real convida a uma nova “etapa evangelizadora”, que seja marcada por atitudes de “alegria e de novidade”.

“As várias formas de Vida Consagrada têm um contributo específico e decisivo a dar neste processo evangelizador.
Tal como sucedeu nas grandes vagas da evangelização, em que foi essencial o papel das comunidades monásticas, das ordens e dos institutos missionários, também agora, essas e outras formas de consagração se revestem de grande importância”, diz o Prelado para ainda destacar:

“O próprio estilo de vida comunitário e a vivência da pobreza, castidade e obediência são sinais proféticos que interpelam o mundo e disponibilizam para a missão”.

Esperança

O bispo de Vila Real espera que a Semana do Consagrado seja ocasião para “conhecer melhor esta realidade tão rica e multiforme da vida da Igreja”.

E que seja “também oportunidade para reconhecer e valorizar o trabalho que os vários institutos e congregações desenvolvem ao serviço da sociedade, nos mais variados domínios”, acentuou. (JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas