Gaudium news > Dom Edson José Oriolo dos Santos toma posse da Diocese de Leopoldina

Dom Edson José Oriolo dos Santos toma posse da Diocese de Leopoldina

Minas Gerais – Juiz de Fora (Terça-feira, 28-01-2020, Gaudium Press) Dom Edson José Oriolo dos Santos, nomeado pelo Papa Francisco em outubro de 2019 como Bispo de Leopoldina, assumiu a Diocese no último sábado, 25 de janeiro.

Dom Edson José Oriolo dos Santos toma posse da Diocese de Leopoldina 1.jpg

A cerimônia, que ocorreu na Catedral de São Sebastião, contou com a presença de Monsenhor Antônio José Chamel, decano do clero local; Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora; e de Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo de Belo Horizonte e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); além de outros treze (Arce)bispos e dezenas de sacerdotes, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas provenientes de várias (Arqui)dioceses.

Dom Edson José Oriolo dos Santos toma posse da Diocese de Leopoldina 2.jpg

Uma Santa Missa foi presidida em seguida pelo novo Bispo Diocesano. Em sua homilia, Dom Oriolo se dirigiu aos religiosos e leigos presentes se apresentando “com humilde disponibilidade e esperança”.

“Venho para esta Diocese com o coração sereno e tranquilo, pois tenho convicção de que realizo a vontade de Deus, nesta etapa de meu caminho vocacional. A Divina Providência para cá me conduz, pela sábia e amadurecida decisão da Igreja, para juntos formarmos Igreja. Somos a Igreja de Cristo!”, afirmou.

Dom Edson José Oriolo dos Santos toma posse da Diocese de Leopoldina 3.jpg

Ao término da Santa Missa, ele se consagrou a Nossa Senhora, sob o título do Imaculado Coração de Maria, padroeira da Diocese.

Dom Walmor, elogiou o novo Bispo ressaltando que ele é “muito qualificado” e que “pôde desenvolver essa qualificação de modo ainda mais intenso na sua experiência como Bispo auxiliar de Belo Horizonte durante quatro anos e meio”.

Dom Edson José Oriolo dos Santos toma posse da Diocese de Leopoldina 4.jpg

“Estou convencido e vivo essa alegria de saber que ele será um grande pastor para Leopoldina e um novo ciclo aqui se abre pela força bonita da sua competência, de tudo o que ele pode oferecer”, concluiu o Arcebispo de Belo Horizonte. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas