Gaudium news > Revista “Studia Carmelita” é lançada para “reavivar a memória histórica” dos Carmelitas

Revista “Studia Carmelita” é lançada para “reavivar a memória histórica” dos Carmelitas

Fátima – Portugal (Quarta-feira, 29-01-2020, Gaudium Press) Os Carmelitas Descalços lançaram o primeiro número da revista “Studia Carmelita”, uma iniciativa da Comissão de Estudos Históricos e Patrimônio Cultural da Ordem, que pretende “reavivar a memória histórica” e chegar a um público mais vasto.

Revista Studia Carmelita é lançada para reavivar a memória histórica dos Carmelitas-Foto Divulgação.jpg
“Trata-se de um sonho antigo da Ordem
de reavivar a nossa memória histórica”.
Foto: Divulgação

Segundo o padre Joaquim Teixeira, em declarações à Agência ECCLESIA, “Trata-se de um sonho antigo da Ordem de reavivar a nossa memória histórica”.

O sacerdote carmelita integra a Comissão de Estudos Históricos e Patrimônio Cultural da Província Portuguesa da Ordem dos Carmelitas Descalços (CEHPC-OCD) e esta revista “Studia Carmelita” é fruto de “um longo trabalho desta comissão” que foi “estudando a História da Ordem”.

Desafios e confiança

“Um dos grandes desafios para os frades, que já tinham trabalhos feitos na área, foi disponibilizar o que estava feito, porque temos um arquivista, está tudo documentado e temos cuidado em preservar para o futuro, mas há sempre um receio, no fundo é a vida da família religiosa que é colocada nas mãos de investigadores e que podem ter leituras diferentes de nós, que estamos cá dentro”, diz o frade carmelita.

Os investigadores e estudiosos desta comissão foram “fazendo caminho com os sacerdotes” e a Ordem foi “abrindo os arquivos, dando apoio, oferecendo meios para que houvesse acesso às fontes” e era assim criada uma relação de confiança.

Primeira Revista

O padre Joaquim Teixeira considera que esta iniciativa da Ordem é uma “ponte de diálogo com a cultura e o mundo académico” e pode atingir novos públicos.

O primeiro número da nova revista, coordenado pelo investigador José João Loureiro e pelo doutor Nuno de Pinho Falcão, reúne estudos de várias áreas, desde a história institucional à arte e à literatura, disponibiliza a transcrição de algumas fontes documentais importantes, além de apresentar nova bibliografia referentes aos Carmelitas Descalços e eventos levados a cabo pela CEHPC-OCD.

A CEHPC-OCD está sediada na Domus Carmeli (Fátima), onde se encontra a sua biblioteca e arquivo, abertos aos investigadores interessados, mediante prévio contato.

O próximo projeto desta comissão será o II Congresso Internacional A Reforma Teresiana em Portugal: novas abordagens de pesquisa, que decorrerá de 3 a 5 de dezembro de 2020.

(ARM)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas