Gaudium news > Filipinas: Cardeal Tagle despede-se dos fiéis

Filipinas: Cardeal Tagle despede-se dos fiéis

Manila – Filipinas (Quarta-feira, 29-01-2020, Gaudium Press) O novo prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, o cardeal Luis Antonio Tagle , despediu-se dos fiéis da sua Arquidiocese de Manila.

Filipinas-Cardeal Tagle despede-se dos fiéis-Foto Arquivo Gaudium Press.jpg
“Toda ação de vocês seja uma Eucaristia.
A vida de vocês seja uma Eucaristia sem fim.
Foto: Arquivo Gaudium Press

Conselho na Partida para Roma

“Toda ação de vocês seja uma Eucaristia. A vida de vocês seja uma Eucaristia sem fim. Tudo seja feito em nome do Senhor Jesus Cristo, para agradecer-Lhe por seu chamado, sua bondade, sua misericórdia. “

Com essas palavras, pronunciadas com comoção, o cardeal Luis Antonio Tagle, dirigiu-se ao povo fiel de Manila, nas Filipinas, ao celebrar na segunda-feira (27/01) uma Missa de ação de graças na Catedral da Imaculada Conceição, em Manila, por ocasião de sua despedida dos fiéis.

Como se sabe o Cardeal Tagle será o novo prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos. Ele foi nomeado para esta função pelo Papa Francisco em 8 de dezembro passado.

A despedida do Cardeal

A igreja encontrava-se lotada com mais de dois mil fiéis da arquidiocese, provenientes de todo o território e das mais de 85 paróquias, para partilhar e despedir-se do cardeal que nos próximos dias chega ao Vaticano para tomar posse como novo prefeito da Propaganda Fide.

Estavam presentes também numerosos bispos de outras dioceses das Filipinas, com grande participação de sacerdotes, religiosos e catequistas daquela que é uma das mais antigas arquidioceses da Ásia.

500 anos da chegada do Evangelho às Filipinas

Efetivamente, enquanto a Igreja nas Filipinas está se preparando para celebrar os 500 anos da chegada do Evangelho ao arquipélago do sudeste asiático (1521-2021).

Cerca de 50 anos após o primeiro filipino ter sido batizado, em 1521, devido ao crescimento contínuo da comunidade de fiéis, em 1579 foi instituída a Diocese de Manila, como sufragânea da Arquidiocese da Cidade do México.

Já em 1595 tornou-se Arquidiocese e hoje é composta por sete cidades e cinco municipalidades, abrangendo um território onde vivem mais de 3 milhões de fiéis católicos.

Exortação na despedida

Na missa de despedida da sua comunidade, o cardeal Tagle exortou a manter sempre um olhar e uma atitude de agradecimento a Deus, Senhor da história, porque “os planos de Deus não são os nossos planos, mas acreditamos e sabemos que Ele é bom, que a sua misericórdia dura para sempre”.

(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas