Gaudium news > Mosteiro beneditino de São Paulo ganhará selo e medalha comemorativa em 2010

Mosteiro beneditino de São Paulo ganhará selo e medalha comemorativa em 2010

Sorocaba (Quinta, 12-11-2009, Gaudium Press) O Mosteiro de São Bento em Sorocaba, interior de São Paulo, completará 350 anos em 2010 e, como parte das atividades festivas, será confeccionado um selo comemorativo dos Correios para distribuição nacional, assim como a cunhagem de uma medalha comemorativa pela Casa da Moeda do Brasil, informou a CNBB.

O mosteiro foi construído em 1660, seis anos após a fundação da vila sorocabana, e a cidade formou-se em volta do edifício. É provavelmente o único mosteiro beneditino do país a conservar o prédio original com grossas paredes de taipa. Outros mais antigos como os de São Paulo, Salvador (BA) e Olinda (PE), foram substancialmente restaurados por reformas e novas edificações.

O monge-sacerdote do Mosteiro de São Bento de São Paulo e presidente da Associação Amigos de São Bento (AASB), dom José Carlos Camorim Gatti, afirmou, em entrevista ao jornal Cruzeiro do Sul que o selo não divulgará apenas o mosteiro, mas também a cidade de Sorocaba, já que a história de ambos se confunde.

Segundo dom Gatti, o selo deve ser lançado em abril do ano que vem e a imagem escolhida para ilustrá-lo é uma obra da artista Sônia Vrableski que, em um quadro, reproduziu a atual fachada do mosteiro.

Em relação à medalha, o prelado diz que não sabe quando será o lançamento, pois ainda serão preparados alguns modelos a serem escolhidos e também quantas medalhas serão cunhadas ou o material utilizado, e acrescentou que todo o dinheiro angariado com o material será utilizado nas obras de restauração do mosteiro.

A Casa da Moeda do Brasil aprovou a cunhagem da Medalha Nacional Comemorativa aos 350 anos do Mosteiro de São Bento de Sorocaba em uma reunião realizada no dia 29 de outubro desse ano, na sede do Ministério da Fazenda, no Rio de Janeiro.

Da reunião, onde foi escolhida a homenagem ao Mosteiro de São Bento, participaram o prior do mosteiro de São Bento de São Paulo, dom João Evangelista Kovas, o monge dom Martinho e o antropólogo e voluntário da Associação Amigos do mosteiro, Luís de Almeida Marins. A ideia de produzir o selo e a moeda, observou dom Gatti, foi pensada simultaneamente nos preparos das festividades de 350 anos do Mosteiro beneditino.

Marins conta que fez o pedido à Comissão Medalhística depois de realizar uma palestra na sede da Casa da Moeda, no Rio, quando recordou a importância da presença beneditina em Sorocaba e sugeriu a homenagem.

O mosteiro teve de concorrer com outras 150 propostas de cidades e instituições e um dos argumentos que o antropólogo utilizou para defender a proposta foi “o fato de Sorocaba ser a única cidade brasileira que nasceu e se desenvolveu em torno de um mosteiro, como ocorreu em importantes cidades da Europa e do Oriente”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas