Gaudium news > Cidade gaúcha de Santa Cruz do Sul celebrará jubileu de sua diocese

Cidade gaúcha de Santa Cruz do Sul celebrará jubileu de sua diocese

Santa Cruz do Sul (Quinta, 12-11-2009, Gaudium Press) No próximo domingo (15), a diocese de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, celebrará os 50 anos de sua instalação e da posse do primeiro bispo, dom Alberto Etges, em 15 de novembro de 1959. O ano jubilar vem sendo comemorado desde a 7ª Romaria de Santa Cruz, realizada em 14 de setembro de 2008, quando dom Sinésio Bohn, bispo diocesano de Santa Cruz do Sul, proclamou a abertura das festividades.

Com o tema “Povo de Deus a caminho”, a diocese realizou uma série de atividades ao longo do ano para marcar o momento histórico. Além disso, dom Sinésio visitou todas as paróquias, reunindo o povo das comunidades em torno do padroeiro da Catedral e da diocese, São João Batista.

As atividades também visam a refletir e aprofundar as diretrizes diocesanas e prioridades pastorais, fruto da 10ª Assembleia de Evangelização da diocese de Santa Cruz do Sul, realizada em 2008.

A celebração solene do Jubileu será presidida por dom Sinésio Bohn, no próximo domingo (15), às 17h45, na catedral São João Batista, em Santa Cruz do Sul. A cerimônia contará com a presença de dom Dadeus Grings, arcebispo de Porto Alegre, e do núncio apostólico Dom Lorenzo Baldisseri , reunindo delegações das paróquias e autoridades locais. Às 20hs haverá um jantar de confraternização no salão de festas da Catedral.

Além das festividades próprias do dia do jubileu, acontecerá também no dia 17 de novembro, às 14h, uma homenagem da Assembleia Legislativa aos 50 anos da diocese gaúcha.

Diocese de Santa Cruz do Sul

A diocese de Santa Cruz do Sul foi criada em 1959 pelo Papa João XXIII. Está localizada no centro do estado do Rio Grande do Sul. Seu primeiro bispo foi dom Alberto Etges, que a presidiu de 1959 a 1986. O segundo e atual bispo é dom Sinésio Bohn, que tem como lema episcopal “Para que todos sejam um”. A diocese tem 50 paróquias nos 47 municípios, e já deu 15 bispos para a Igreja do Brasil.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas