Gaudium news > Apostolado da Sagrada Face se estende entre as famílias de Nebraska, EUA

Apostolado da Sagrada Face se estende entre as famílias de Nebraska, EUA

Estados Unidos – Omaha (Quarta-feira, 05-02-2020, Gaudium Press) Uma simples, mas profunda devoção se estendeu entre os católicos de Nebraska, Estados Unidos: a devoção à Sagrada Face de Cristo, inspirada no Véu de Santa Verônica, venerada na Basílica de São Pedro em Roma. Uma família se comprometeu a promover esta saudável devoção em uma iniciativa que foi crescendo nos lares até somar ferramentas tecnológicas à serviço da Fé.

Apostolado da Sagrada Face se estende entre as famílias de Nebraska, EUA.jpg

A iniciativa é simples, mas de grande efetividade. Em 2015, se iniciou a veneração local com uma Eucaristia no templo de St. James com uns 50 fiéis. Esta celebração surgiu das conversas de Robert Faulhaber com o Padre Michael Voithofer, vigário na paróquia de St. James, sobre a necessidade de comemorar a festa da Sagrada Face de Jesus na terça-feira anterior a quarta-feira de cinzas.

Em 2017, a família Faulhaber começou a levar às casas de outros fiéis um quadro com a imagem da Sagrada Face para convidá-los a orar em família durante sua visita. O interesse dos fiéis foi crescendo à medida que avançaram as visitas e os fiéis criaram uma organização sem fins lucrativos para organizar um apostolado estável. Um ano depois, a iniciativa já distribuía literatura religiosa, imagens, estampas de oração e medalhas.

As visitas são realizadas por voluntários que levam a imagem da Sagrada Face às casas e motivam os fiéis a assumir o compromisso de nove dias de oração que incluem o Santo Rosário e uma novena especialmente projetada para honrar a Cristo em união aos sofrimentos da Paixão. A imagem venerada é especialmente impactante por exibir com clareza as feridas e tormentos sofridos por Jesus Cristo para obter a salvação das almas.

Em uma das visitas, o leigo Ian Snyder pode conhecer mais profundamente a devoção, a qual havia evadido inicialmente pelo impacto que lhe causou a face sofredora do Salvador. “Parecia muito intenso. Para muitas pessoas, isto pode ser pouco atrativo”, comentou Snyder ao informativo diocesano de Omaha, ‘Catholic Voice’. “Não é um Jesus alegre com os polegares para cima”. A reflexão sobre esta devoção lhe permitiu se dar conta da autêntica face de Cristo, pela qual ofereceu sua ajuda para promover a devoção em um campo novo: criar um aplicativo para dispositivos móveis disponível nas plataformas iPhone e Android.

O aplicativo foi lançado em outubro de 2019 e consiste em um devocionário eletrônico com orações, imagens, vídeos e música, algo muito diferente da experiência anterior de Snyder. “Se vocês me conheceram, é um milagre que eu esteja desenvolvendo aplicativos católicos”, explicou o desenvolvedor. “Toda minha vida estive fabricando vídeo-games. Tive uma conversão bastante radical. Não estava sequer batizado. Não era um ateu. Era mais um agnóstico e me identificava como pagão”.

Snyder não cobrou pelo seu trabalho no desenvolvimento do aplicativo, porque afirmou que Deus lhe havia pedido esse serviço. Ter-se envolvido na extensão desta devoção “fez muito real minha relação com Deus ao fazer especificamente algo para difundir o conhecimento desta devoção”, relatou. “A Face de Jesus literalmente muda corações”, afirmou Robert Faulhaber. “Se você contempla sua face, imagino que tem algo diferente para dizer a cada um de nós”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas