Gaudium news > Papa explica o que é ser "sal da terra e luz do mundo"

Papa explica o que é ser "sal da terra e luz do mundo"

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 10-02-2020, Gaudium Press) Para os fiéis e peregrinos que se reuniram na Praça São Pedro para a recitação da oração mariana do Angelus no último domingo, 09/02, o Papa Francisco falou do trecho do Evangelho proposto pela liturgia para o dia (Mateus 5,13-16).

Papa explica o que é ser sal da terra e luz do mundo-Foto VaticanNews.jpg
Papa explica: “Vós sois o Sal da terra”
e “Vós sois a luz do mundo”-
FotoVaticanNews

O Papa refletiu sobre a linguagem simbólica usada por Jesus para falar aos que O desejavam seguir:

“Vós sois o Sal da terra” e “Vós sois a luz do mundo”.

Sal da Terra

Francisco recordou que o sal “é o elemento que dá sabor e que conserva e preserva os alimentos da corrupção”.

É por isso que o discípulo “é chamado a manter afastados da sociedade os perigos, os germes corrosivos que poluem a vida das pessoas”.

Para o Papa, “Trata-se de resistir à degradação moral, ao pecado, testemunhando os valores da honestidade e da fraternidade, sem ceder às tentações mundanas do carreirismo, do poder e da riqueza.”

O que é ser Sal?

Para explicar o que é ser sal, Francisco destaca o quanto é necessário nos dias de hoje o testemunho de fidelidade aos ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo:

“É “sal” o “discípulo” que, apesar dos fracassos cotidianos – porque todos nós os temos – reergue-se do pó dos próprios erros”.

Recordando quanta necessidade existe de ser sal e de comportar-se como tal, o Papa diz:

“É “sal” o discípulo que não busca o consenso e o aplauso, mas se esforça para ser uma presença humilde e construtiva, na fidelidade aos ensinamentos de Jesus, que veio ao mundo não para ser servido, mas para servir.”

O que é Ser Luz

Em seguida Francisco fala sobre a “luz”.

“A luz dissipa a escuridão e permite ver. Jesus é a luz que dissipou as trevas, mas elas ainda permanecem no mundo e nas pessoas”.

Neste sentido, “é tarefa do cristão dissipá-las, fazendo resplandecer a luz de Cristo e anunciando seu Evangelho”. E essa “irradiação”, deve brotar sobretudo “de nossas boas obras”.

“Um discípulo e uma comunidade cristã são luz no mundo quando direcionam os outros para Deus, ajudando cada um a fazer a experiência da sua bondade e da sua misericórdia.”

O Pontífice comenta que “O discípulo de Jesus é luz quando sabe viver a própria fé fora de espaços restritos, quando contribui para eliminar os preconceitos, a eliminar as calúnias e a deixar entrar a luz da verdade nas situações deterioradas pela hipocrisia e pela mentira. Iluminar. Mas não é a minha luz, é a luz de Jesus. Nós somos instrumentos para que a luz de Jesus chegue a todos.”

O Papa concluiu, pedindo a Virgem Santa para nos ajudar “a ser sal e luz em meio às pessoas, levando a todos, com a vida e a palavra, a Boa Nova do amor de Deus”.(JSG).

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas