Gaudium news > A Jornada Mundial dos Enfermos e os Camilianos

A Jornada Mundial dos Enfermos e os Camilianos

Redação (Terça-feira, 11-02-2020, Gaudium Press) Por ocasião da Jornada Mundial dos Enfermos, celebrada anualmente no dia 11 de fevereiro, memória litúrgica da Bem aventurada Virgem Maria de Lourdes, o Padre Gianfranco Lunardon, Secretário Geral da Ordem de Ministros de Enfermos (os Camilianos), concedeu uma entrevista para a Agência Fides.

A Jornada Mundial dos Enfermos e os Camilianos.jpg

Para o religioso, a Jornada Mundial dos Enfermos é uma oportunidade para os Camilianos “manifestarem o seu compromisso à serviço da vida mais frágil no centro de atenção, onde os enfermos dão testemunho de seu caminho de sofrimento”.

“O cuidado e a assistência aos enfermos, sempre foi parte da história da caridade de cada comunidade cristã, segundo a palavra de Jesus: ‘Estava enfermo e me visitaste’ (Mt 25, 35) e hoje continua em todo o mundo”, ressaltou.

A Jornada Mundial dos Enfermos foi estabelecida em 1992 pelo Papa São João Paulo II como um momento especial de oração e partilha. O tema de sua vigésima oitava edição foi escolhido pelo Papa Francisco e retirado do Evangelho de São Mateus: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso” (Mt 11, 28).

Segundo o Padre Gianfranco, através desta mensagem o Papa “convida toda a comunidade que sofre a encontrar refrigério no encontro com Jesus: é o Senhor o único que oferece esperança, que nos traz a salvação. Que experimenta o fiel amor de Deus e seu consolo em sua vida, tem a obrigação e o dever de permanecer próximo dos irmãos mais débeis e cuidar de suas debilidades. Todos os fiéis, são chamados a converterem-se em missionários em lugares de sofrimento para trazer o anúncio e a presença de Deus e da Igreja”.

Os missionários Camilianos sempre deram grande importância à Jornada Mundial dos Enfermos, pois, sublinhando o valor do serviço espiritual e corporal, aos enfermos, também se sublinha a missão própria de cada pessoa enferma.

“Com a promoção da saúde e o tratamento da enfermidade cooperamos na obra de Deus criador, glorificamos a Deus no corpo humano e expressamos Fé na ressurreição. A cada ano em nossas igrejas, a Jornada Mundial dos Enfermos é celebrada solenemente administrando a unção sagrada dos enfermos. Estes oferecem seu sofrimento a Deus”, destacou o Secretário Geral dos Camilianos.

Concluindo sua fala, o Padre Gianfranco Lunardon, explicou que “São Camilo de Lellis, nosso fundador, nos ensinou a colocar o homem no centro do olhar e da ação: ele acolhia e valorizava todas as pessoas feridas pelo sofrimento em sua mais profunda e inalienável dignidade”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas