Gaudium news > Costa Rica – Papa envia Mensagem pelo Ano Jubilar

Costa Rica – Papa envia Mensagem pelo Ano Jubilar

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 18-02-2020, Gaudium Press) Na abertura do Ano Jubilar na Costa Rica o Papa Francisco enviou uma carta, assinada pelo cardeal Secretário de Estado Pietro Parolin, na qual saúda o clero, os religiosos e leigos, que participaram no último domingo, 16 de fevereiro, da abertura do Centenário da criação da Província Eclesiástica da Costa Rica.

Costa Rica - Papa envia Mensagem pelo Ano Jubilar -Foto VaticanNews.jpeg
Três catedrais da Costa Rica serão sedes jubilares,
com Portas Santas e posibilidade de lucrar indulgências.
Foto Vatican News

Ação de Graças poder levar a todos a alegria do Evangelho

A mensagem serve para Francisco unir-se “espiritualmente à fervorosa Ação de graças ao Senhor por todos os frutos alcançados ao longo destes cem anos, em sua missão de acompanhar, iluminar e animar todos os filhos e filhas desta Nação”.

Na carta assinada pelo Cardeal Parolin ainda pode-se ler que “Sua Santidade os anima a ter em conta o amor misericordioso de nosso Senhor Jesus Cristo, de quem brota toda verdade, bondade e beleza, para que leigos e consagrados prossigam incansavelmente sua atividade evangelizadora, levando a todos a alegria do Evangelho, particularmente aos mais necessitados e afastados, e deem verdadeiro testemunho da vida cristã nos vários ambientes da sociedade”.

Peregrinos e fiéis poderão lucrar a indulgência plenária

Em 1921, o Papa Bento XV criou a Província Eclesiástica da Costa Rica, com a bula “Praedecessorum”. A Fundação canônica elevou a Diocese de San José a sede Metropolitana e criou as dioceses de Limón e Alajuela.

“As três catedrais de tais dioceses serão sedes jubilares onde os peregrinos e fiéis poderão lucrar as graças espirituais e indulgência plenária.”

No domingo, 16 de fevereiro, foram abertas as portas santas das três catedrais que serão as sedes deste acontecimento eclesial nacional.

O Ano Jubilar que foi aprovado pela Penitenciaria Apostólica da Santa Sé, estende-se de 16 de fevereiro de 2020 a 16 de fevereiro de 2021.

Ano Jubilar se encerra com Congresso Eucarístico Nacional

A comissão episcopal criada para a celebração do Jubileu organizou a celebração em três momentos cruciais.

O primeiro deles foi celebrado na quinta-feira, 13 de fevereiro, com uma Missa Solene rezada na Catedral de El Limón.

A Diocese de Limón é historicamente conhecida como o lugar onde se celebrou, em 1502, a primeira Santa Missa, quando os membros da quarta expedição de Cristóvão Colombo pisaram o solo costarriquenho.

O segundo momento importante será realizado em 19 de julho, com uma concentração nacional na Arquidiocese de San José.

O terceiro momento importante será em fevereiro de 2021, quando se encerram as comemorações do Centenário com um Congresso Eucarístico Nacional a ser realizado na Diocese de Alajuela.

Francisco implora a proteção materna de Nossa Senhora de Los Angeles, padroeira do país centro-americano.

E vem o fecho da carta:
“O Papa Francisco concede-lhes com afeto a implorada Bênção Apostólica que, de bom grado, a estende a todos os participantes da Solene Celebração”.

(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas