Gaudium news > Sacerdote usa caligrafia como instrumento de evangelização

Sacerdote usa caligrafia como instrumento de evangelização

Paquistão – Karachi (Quarta-feira, 19-02-2020, Gaudium Press) O templo de São João em Karachi, Paquistão, começou a exibir o fruto de uma nova iniciativa do pároco local, Padre Arthur Charles, que está convencido na possibilidade de expôr aos não fiéis a beleza do Evangelho. Em meio a uma cultura pouco familiarizada com as representações visuais, o sacerdote recorreu à caligrafia.

Sacerdote usa caligrafia como instrumento de evangelização.jpg

“Um dos objetivos desta iniciativa é levar a Boa Nova do Evangelho ao nosso povo, mas sobretudo aos fiéis muçulmanos, para que conheçam e apreciem a mensagem de Cristo”, explicou o presbítero à Agência Fides. A localização da igreja é favorável para esta forma de evangelização já que é plenamente visível a partir das escolas católicas onde os pais de família não fiéis levam seus filhos.

“Há crianças e jovens não apenas católicos ou cristãos de outras confissões, mas também de outras religiões, e uma grande maioria são estudantes muçulmanos”, relatou o Padre Charles. “Todos os dias, seus pais vem acompanhar ou buscar os seus filhos, e aos poucos passam muito tempo perto da escola para esperar as crianças. Por isso me ocorreu a ideia de usar as paredes de nossa igreja para evangelizar através da arte e da caligrafia”.

Entre os textos belamente adornados nas paredes do templo se encontram passagens das Sagradas Escrituras e orações como o Pai Nosso e a Ave Maria em língua árabe. “Nesta parte do mundo, a representação de figuras sagradas não está muito difundida: estamos tratando de difundir uma cultura da arte cristã principalmente através da escritura e da caligrafia e é muito importante ressaltar o sentido de beleza na Igreja”, comentou o sacerdote.

Segundo o pároco, sua intenção é seguir as indicações do Papa Francisco, que mencionou a necessidade de descobrir novas formas para levar a palavra de Deus às pessoas. “A evangelização implica o esforço de transformar a cultura da comunidade na qual vivemos com o fim de criar harmonia com o Evangelho”, recordou. “É muito importante refletir sobre as coisas que capturam nosso coração. Podemos usar as palavras, mas a arte visual é um meio muito eficaz para fazer conhecer a mensagem de Deus”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas