Gaudium news > Na Catedral de Genebra será celebrada primeira Missa desde a Reforma Protestante

Na Catedral de Genebra será celebrada primeira Missa desde a Reforma Protestante

Genebra – Suíça (Sexta-feira, 21-02-2020, Gaudium Press) Depois de mais de 500 anos, no próximo dia 29 de fevereiro, na Catedral de Saint-Pierre, em Genebra, na Suíça, será celebrada a primeira Missa desde a Revolução Protestante.
Esta foi uma decisão aprovada pela Diocese de Lausanne e do Vicariato Episcopal de Friburgo.

Na Catedral de Genebra será celebrada primeira Missa desde a Reforma Protestante-Foto Arquivo Gaudium Press.jpg
A última Missa celebrada
na Catedral foi em 1535.
Foto Arquivo Gaudium Press

Catedral de Saint-Pierre

A Catedral de Saint-Pierre foi a sede dos bispos católicos de Genebra desde o século IV até o surgimento do protestantismo.

A última Missa celebrada na catedral foi em 1535.

Depois da Revolução Protestante, o edifício foi tomado pelas Igrejas Reformadas de João Calvino, que destruíram as imagens e pinturas do templo católico e proibiram a realização de qualquer manifestação de culto católico em seu interior.

Um local emblemático

O Vigário Episcopal de Genebra, Pe. Pascal Desthieux, definiu a catedral como sendo a “localização central e simbólica da história cristã de Genebra”.

Em uma carta publicada no site do vicariato, Pe. Desthieux afirma que, após o protestantismo, a catedral se tornou um “local emblemático da Reforma Calvinista”.

O fundador do calvinismo, João Calvino, morava em Genebra e a cidade tornou-se refúgio de protestantes franceses que fugiam de seu país durante as guerras religiosas.

Após tomar a igreja de Saint-Pierre, Calvino transformou a catedral numa espécie de berço do calvinismo. Ainda hoje existe a cadeira que ele colocou ao lado do púlpito da catedral e que usava durante suas perorações.
Hoje, pouco menos de 40% da população da Suíça é formada por católicos.

A alegria e o “incentivo”

Padre Desthieux diz ser um motivo de alegria poder celebrar na catedral, ele alertou contra qualquer “triunfalismo” dos católicos.

A Missa será celebrada às 18h30 e será a Missa de vigília do primeiro domingo da Quaresma.

Naquele dia, vigília do sábado, na cidade de Genebra, nenhum católico poderá assistir missa em outro local que não seja a catedral: as outras Missas da cidade foram canceladas.

(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas