Gaudium news > No Rio Grande do Sul, diocese de Bagé realiza capacitação em preparação à CF de 2010

No Rio Grande do Sul, diocese de Bagé realiza capacitação em preparação à CF de 2010

Bagé (Quarta, 18-11-2009, Gaudium Press) A diocese de Bagé, no Rio Grande do Sul, em parceria com o Grupo Ecumênico de Bagé (GEBA) e o Centro de Estudos Bíblicos (CEBI), realizará no próximo dia 20 de novembro, uma capacitação em preparação à Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010, que terá como tema “Economia e Vida”.

O objetivo do encontro, segundo dom Gilio Felício, bispo de Bagé, é conhecer as razões da dimensão ecumênica da Campanha da Fraternidade, apresentar o texto base, indicar como aplicar a campanha e apontar as competências de cada credo religioso neste empenho. “Queremos divulgar a campanha e capacitar agentes para a vivência frutuosa da mesma no tempo da quaresma de 2010”, ressalta.

Dom Gilio salienta que o estudo e a capacitação para o bom êxito da CF do ano que vem, seguirão o método Ver, Julgar e Agir. O “Ver”, abordará a conjuntura econômica no mundo e no Brasil, realidades positivas e negativas. Já o “Julgar” apresentará as exigências éticas e evangélicas para uma economia solidária, e o “Agir” dará as pistas de ação e proatividade diante do clamor dos excluídos.

O tema é importante e urgente, destaca ainda o bispo, pois a CF se tornou a forma inculturada e atual de viver as três dimensões da quaresma rumo á festa da páscoa: a fé, a oração e a caridade. “O desenvolvimento sustentável da pessoa toda e de todas as pessoas, a economia solidária e a globalização da solidariedade são coisas que não se pode improvisar. Sem um conhecimento e uma preparação muito bem feita, a campanha será inútil”, diz.

As atividades serão realizadas das 9h às 16h, na Igreja Anglicana de Bagé (RS). O encontro é destinado, principalmente, às Igrejas que compõem o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), mas também a todos os interessados no tema economia e vida.

“A Campanha da Fraternidade, por si só já diz tudo. O novo nesta campanha será a dimensão ecumênica, que fortalecerá mecanismos do processo do movimento, em favor da unidade dos cristãos, para que o mundo creia”, conclui dom Gilio.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas