Gaudium news > Cáritas Diocesana de Criciúma apresenta painel sobre solidariedade no mundo atual

Cáritas Diocesana de Criciúma apresenta painel sobre solidariedade no mundo atual

Criciúma (Quarta, 18-11-2009, Gaudium Press) A diocese de Criciúma, em Santa Catarina, juntamente com a Cáritas Diocesana, está promovendo até o dia 20 de novembro uma Semana da Solidariedade. O evento tem como objetivo estimular a sociedade para a para a adoção de uma postura de coletivismo.

A segunda noite de atividade da Semana, realizada na última terça-feira (17), foi marcada pelo painel que refletiu a prática da solidariedade no mundo atual. Compuseram a mesa o bispo diocesano, dom Jacinto Inácio Flach; o presidente da Cáritas Diocesana, Pe. Wilson Buss; a coordenadora pedagógica do Centro de Práticas Jurídicas do Curso de Direito da Unesc (Universidade Estadual de Santa Catarina), professora Clélia Mara Fontanella; coordenador de projetos da Cáritas Regional, Fernando Zamban e a coordenadora da Instituição Bairro da Juventude, Sílvia Regina Zanette.

Dom Jacinto iniciou sua fala com seu lema “Anuncio-vos a misericórdia do Senhor”, escolha motivada pela solidariedade ao próximo. “Minha parte é anunciar as boas notícias do Senhor, a solidariedade é uma delas”. O bispo ressaltou que cerca de 80% dos trabalhos sociais realizados em todo o país são feitos pela Igreja Católica, porém esses dados não são amplamente divulgados.

Pe. Wilson salientou o compromisso social ligado à fé. “No momento que compreendemos a fé, temos presente a dimensão de povo, de coletividade”. Já a professora Clélia apresentou o projeto de orientações jurídicas às populações carentes e também o trabalho que vem sendo realizado em parceria com a Pastoral da Saúde. Este ano, as cinco comarcas promoveram encontros de profissionais do direito com os agentes da pastoral da saúde para orientações. E acrescentou: “esta ética da solidariedade é o que o Brasil precisa”.

Outra realidade levantada no painel é o 9º lugar do Brasil no ranking dos países com maior número de pessoas com fome no mundo. Somente no Brasil, segundo a ONU, 14 milhões de pessoas, ou seja, cerca de 10% da população vivem nesta situação. O número sobe quando se trata de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza, são 37 milhões no país, com renda de até R$ 121,00 por mês.

Com relação a esse dado, Fernando Zamban, da Cáritas Regional, fez um alerta: “Para acabar com a desigualdade social é preciso solidariedade. Precisamos colocar em prática os pequenos gestos de solidariedade para mostrar o quanto ela pode transformar as estruturas da sociedade, sejam políticas ou econômicas”.

A coordenadora do Bairro da Juventude, Sílvia Zanette, apresentou ainda um vídeo da instituição que completa 60 anos de existência. Em sua fala, Sílvia apontou a realidade de crianças e adolescentes que passam o dia na instituição entre momentos de estudo e lazer e quais suas perspectivas.

Dom Jacinto concluiu o encontro dando a benção aos presentes e deixou um recado: “Nós temos que fazer o diferencial na sociedade. Inspirados pelo Evangelho, nossa força está em Deus, que caminha conosco e com nossas comunidades”.

A Semana da Solidariedade continua nesta quinta-feira (19) com atividades nas paróquias e comunidades. No dia 20, os grupos apoiados pela Cáritas realizarão uma exposição dos seus trabalhos na Praça Nereu Ramos. Também haverá oficinas, orientações jurídicas, orientações na área da saúde e cuidados às crianças e gestantes. O encerramento do evento se dará às 16h, com a celebração da Santa Missa na Catedral São José de Criciúma.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas