Gaudium news > Brasília intensifica preparativos para o XVI Congresso Eucarístico Nacional

Brasília intensifica preparativos para o XVI Congresso Eucarístico Nacional

Brasília (Quinta, 19-11-2009, Gaudium Press) Como parte das comemorações em 2010 pelos 50 anos da fundação de Brasília, capital federal, a quarta maior cidade do país vai sediar, entre os dias 13 e 16 de maio do ano que vem o XVI Congresso Eucarístico Nacional (CEN) na arquidiocese de Brasília, que também irá celebrar seu jubileu de ouro em 2010. As informações são da CNBB.

Sob o tema “Eucaristia, pão da unidade dos discípulos missionários” e lema “Fica conosco, Senhor!”, o congresso reunirá 10 comissões e um batalhão de voluntários que trabalharão para acolher os milhares de católicos que devem comparecer por ocasião do evento.

Na programação, estão previstas atividades de reflexão e estudo sobre temas atuais e importantes à vivência do sacramento eucarístico, celebrações eucarísticas, adoração ao Santíssimo Sacramento, além de diversas atividades culturais que envolvem, especialmente, os jovens.

Está programado, ainda, uma “Vigília dos Jovens” na Esplanada dos Ministérios, o “Simpósio Teológico” no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e eventos evangelizadores no Ginásio Nilson Nelson. A programação detalhada ainda não foi divulgada. O prefeito da Congregação para o Clero, dom Cláudio Hummes, foi nomeado delegado pontifício para o Congresso.

O arcebispo de Brasília, dom João Braz de Aviz, durante a 46ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que ocorreu em abril do ano passado, afirmou, ao apresentar o tema e lema do XVI Congresso Eucarístico Nacional, que a realização deste evento “possibilita uma maior vivencia da eucaristia” sendo “fonte inesgotável” para a vida cristã. “Por isso, deve haver um empenho para sua melhor realização”, afirmou o arcebispo.

Durante o XVI Congresso Eucarístico Nacional, vai ocorrer também uma retrospectiva histórica dos fatos mais importantes da arquidiocese de Brasília como, por exemplo, a primeira missa celebrada no marco inicial da edificação da cidade, em 1957, e o VIII Congresso Eucarístico Nacional, que aconteceu em 1970.

O Congresso antecederá a realização da 48ª Assembléia Geral da CNBB que, durante sua missa de abertura, que acontece no dia 3 de maio de 2010, vai relembrar a Primeira Missa realizada em Brasília, na Praça do Cruzeiro.

Congressos Eucarísticos

A história dos Congressos Eucarísticos começou na França, que realizou, em 1881, o 1º Congresso Eucarístico Internacional, em Lille. Já foram realizados 48 Congressos Internacionais.

Já os Congressos Nacionais tiveram início em Salvador (BA), em 1933. Um dos Congressos mais lembrados é o de Fortaleza , no Ceará, em 1980, que contou com o comparecimento do Papa João Paulo II, em sua primeira visita ao país. Em 1991, Natal sediou o Congresso, que também teve a presença do Papa.

Mais informações sobre o 16º Congresso Nacional Eucarístico no site: www.cen2010.org.br

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas