Gaudium news > Pastoral dos Surdos do Rio reforça importância de levar a Palavra de Deus para os deficientes auditivos

Pastoral dos Surdos do Rio reforça importância de levar a Palavra de Deus para os deficientes auditivos

Rio de Janeiro (Quinta, 03-12-2009, Gaudium Press) No Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, o coordenador da Pastoral dos Surdos da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Antonio César Bacchim, reforça que é preciso evangelizar os portadores de deficiência auditiva. Segundo ele, a maior dificuldade do trabalho pastoral está na necessidade de conscientizar os membros da Igreja da importância de levar o Evangelho para quem não consegue ouvir.

“Como o surdo pode ouvir a palavra de Deus se não há um intérprete para levá-la até ele?”, questiona Bacchim. Na arquidiocese do Rio, pelo menos cinco paróquias desenvolvem um trabalho voltado para os deficientes auditivos: as igrejas Nossa Senhora de Copacabana, Sagrado Coração de Maria, Bom Jesus da Penha, Santa Margarida Maria e Nossa Senhora do Desterro, além do Instituto Nossa Senhora de Lourdes.

Nestas comunidades, a Pastoral dos Surdos promove catequese para crianças e adultos, encontros de casais e missas com a presença dos intérpretes. “Precisamos formar um número maior de padres, que saibam a linguagem dos sinais”, afirma Bacchim, acrescentando que, entre os dias 11 e 13 de dezembro, a cidade de Maringá, no Paraná, sediará o VII Encontro Regional de Intérpretes Católicos (Erincat).

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas