Gaudium news > Pastoral da AIDS de Curitiba apresenta resultado das ações realizadas

Pastoral da AIDS de Curitiba apresenta resultado das ações realizadas

Curitiba (Sexta, 04-12-2009, Gaudium Press) A arquidiocese de Curitiba apresentou um balanço das ações realizadas pela equipe de agentes voluntários da Pastoral da AIDS, através do projeto “Se eles soubessem”. Tendo como público-alvo jovens, adultos e idosos -, o projeto proposto pelo Centro Popular de Formação Padre Jósimo Tavares esteve sob a coordenação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), junto com Pastoral da AIDS.

Trata-se de um ônibus que percorreu as dioceses de Paranaguá, Ponta Grossa, Palmas e Francisco Beltrão, atendendo portadores do HIV. Foram vários dias de missão, percorrendo, de 2 de fevereiro a 2 de dezembro de 2009, a distância de 3.407 quilômetros e 200 metros no estado do Paraná, atingindo diretamente 269.049 pessoas, com uma média de 2.562 pessoas por dia que receberam informação e apoio.

De acordo com o assessor eclesiástico da pastoral da AIDS, frei Pedro Brondani, as ações realizadas com a equipe itinerante foram uma importante ferramenta de evangelização do Regional Sul II. “Acreditamos que, com novo ânimo, nos colocamos a serviço da caridade, acolhendo as pessoas que encontramos e, anunciando a Palavra, acreditamos que ajudamos com a nossa presença a renovação de muitas comunidades e a construção de uma nova sociedade, mais justa e solidária”, afirmou o frei.

A primeira viagem teve como destino a diocese de Paranaguá e mais cinco cidades do litoral. Em seguida, foi a vez da diocese de Ponta Grossa e mais 17 cidades da região receberem a visita do ônibus. A continuação do trabalho se deu nas dioceses de Palmas e Francisco Beltrão, percorrendo 13 cidades do sudoeste do estado na fronteira com a Argentina. Na última viagem, a equipe itinerante retornou para a diocese de Paranaguá com destino ao Santuário Nossa Senhora do Rocio.

Abordagens nas praças e ruas com a entrega de material informativo, entrevistas em rádios, jornais e televisões, rodas de conversas, palestras para jovens e adultos, testagens anti-HIV e celebrações eucarísticas foram algumas das atividades realizadas. Frei Pedro destaca que foram 105 dias de presença evangelizadora e solidária na luta pela defesa da vida.

Ele ainda salienta que todo o material pedagógico fornecido às pessoas abordadas foi confeccionado graças à participação do Fundo Diocesano de Solidariedade da arquidiocese de Curitiba, dos Freis Capuchinhos da Província São Lourenço de Brindes do Paraná e Santa Catarina, e da Pastoral Nacional da AIDS.

“Só temos a agradecer a Santíssima Trindade, que nos inspira para viver como discípulos, e aos irmãos de caminhada, que dão as mãos para juntos traduzirmos as palavras em vida, os desafios em entusiasmo e os propósitos em ações concretas. Pois só assim podemos freiar a AIDS e evitar que novas gerações venham a sofrer o flagelo deste vírus que ainda causa muita morte, dor e sofrimento”, concluiu o assessor.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas