Gaudium news > Arquidiocese de Campinas (SP) festeja padroeira da cidade na próxima terça

Arquidiocese de Campinas (SP) festeja padroeira da cidade na próxima terça

Campinas (Domingo, 06-12-2009, Gaudium Press) A arquidiocese de Campinas, em São Paulo, vai comemorar, na próxima terça-feira, 8, uma das datas mais importantes para o calendário litúrgico da Igreja Católica: a festa de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, a padroeira da cidade. Na ocasião, para marcar as celebrações da efeméride, o arcebispo metropolitano de Campinas, dom Bruno Gamberini, presidirá a celebração eucarísitica de encerramento na Catedral Metropolitana.

Além da missa na Catedral, as celebrações pela padroeira da cidade também serão marcadas pela oração do rosário. Depois, uma nova missa solene, também na Catedral, será celebrada pelo arcebispo emérito de Campinas, dom Gilberto Pereira Lopes, que, na ocasião, também comemorará seus 60 anos de ordenação sacerdotal.

À tarde, haverá o encontro das comunidades paroquiais na Basílica de Nossa Senhora do Carmo com a presença da Região Pastoral de Campinas e também será realizada uma procissão até a Catedral. As celebrações se encerram com uma apresentação da Orquestra Sinfônica de Campinas.

Nossa Senhora da Imaculada Conceição

Em 1304, o Papa Bento XI reuniu na Universidade de Paris uma assembleia dos doutores mais eminentes em Teologia para terminar as questões sobre a Imaculada Conceição da Virgem.

Foi o franciscano João Duns Escoto quem solucionou a dificuldade ao mostrar que era sumamente conveniente que Deus preservasse Maria do pecado original, pois era Maria destinada a ser mãe do seu Filho. Isso era possível para a Onipotência de Deus, portanto, Deus, de fato, a preservou, antecipando-lhe os frutos da redenção de Cristo.

Rapidamente a doutrina da Imaculada Conceição de Maria no seio de sua mãe Sant’Ana foi introduzida no calendário romano. A própria Virgem Maria apareceu em 1830 a Santa Catarina Labouré, pedindo que se cunhasse uma medalha com a oração: “Ó Maria concebida sem pecado,rogai por nós que recorremos a vós”.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas