Gaudium news > Arquidiocese de Juiz de Fora realiza seu 1º Sínodo

Arquidiocese de Juiz de Fora realiza seu 1º Sínodo

Juiz de Fora (Sexta-Feira, 04-12-2009, Gaudium Press) De 13 de dezembro a 21 de novembro de 2010, a Arquidiocese de Juiz de Fora celebrará seu 1º Sinodo Arquidiocesano. O evento, que objetiva avaliar o que de bom foi feito e o que ainda falta fazer na Igreja de Juiz de Fora, envolverá 84 paróquias da Arquidiocese e as mais de mil comunidades: Juiz de Fora e outros 36 municípios do Estado de Minas Gerais. Os missionários sinodais serão representados por três leigos e dois padres de cada uma das 11 foranias da arquidiocese, informou a CNBB.

Conforme o arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, dom Gil Antônio Moreira, o objetivo central do Sínodo é fomentar um espírito pastoral, e não simplesmente estabelecer normas. Segundo ele, o ponto a ser almejado é o de uma Igreja com mais comunhão e mais missionária. Para isso, revela, serão revistos aspectos práticos como orientações pastorais para os sacramentos e também estruturas e orientações, “para a otimização dos nossos serviços ao Povo de Deus”.

Dom Gil Antônio Moreira presidirá a celebração de abertura, no dia 13 de dezembro de 2009, na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora. As conclusões do Sínodo, no dia 21 de novembro do ano que vem, devem acontecer no mesmo local. Em 2011, será redigido um documento sinodal sobre os resultados do Sínodo, cuja publicação está prevista para junho de 2011 com o tema “Arquidiocese de Juiz de Fora: uma Igreja sempre em Missão”, e o lema “Fazei discípulos meus” (Mt 28,19).

 

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas