Gaudium news > Regional catarinense da Cáritas Brasileira participa de assembleia em Pernambuco

Regional catarinense da Cáritas Brasileira participa de assembleia em Pernambuco

Igarassu (Segunda, 07-12-2009, Gaudium Press) A delegação da Regional de Santa Catarina esteve em Pernambuco para participar da 17ª Assembleia Nacional da Cáritas Brasileira, que ocorreu de 04 a 06 de dezembro, em Igarassu (PE).

Durante a assembleia, que teve a participação de mais de 250 pessoas de todo país, foram acolhidas as novas entidades que solicitaram filiação e também foi lançado o prêmio Odair Firmino de Solidariedade.

No sentido de reafirmar a identidade do serviço e missão da Cáritas, o evento deu espaço para campanha da Caritas Internationalis, “Sou Caritas”. A diretora-executiva nacional, Maria Cristina dos Anjos, considera fundamental replicar esta campanha no país. Para ela, é uma oportunidade de os agentes da Cáritas, entre outras coisas, refletirem “sobre a responsabilidade de cada um em fazer visível esse amor e solidariedade com os mais empobrecidos”.

 Para Inácio Neutziling, do Instituto Humanitas Unisinos de Ensino, o modelo de “modernização conservadora” instalado no país criou um novo pacto social, que gera a inclusão no mercado de consumo de classes, mas não no processo decisório da política. “O grande desafio da Cáritas é continuar apostando em projetos para a construção e reconstrução dessa cidadania, disponibilizando instrumentos para que todas as classes possam participar dos processos de decisão da política brasileira”, ressalta.

A Cáritas Brasileira lançou o Prêmio Odair Firmino de Solidariedade, cuja criação foi aprovada por unanimidade. O prêmio terá o papel de destacar ações de caráter coletivo, iniciativas e grupos que promovam a cultura da solidariedade, direitos humanos, incidência e controle social de políticas públicas, experiências e ações referências para a sociedade no âmbito das políticas públicas.

“A ideia não é distribuir um prêmio em dinheiro, mas algo feito a partir do símbolo da Cáritas e a publicação da experiência em vídeo ou cartilha, contribuindo para a visibilidade e fortalecimento da iniciativa”, explicou Cleusa Alves, secretária do Regional Cáritas NE 2.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas