Gaudium news > Dom Murilo Krieger, arcebispo de Florianópolis, completa 40 anos de ordenação sacerdotal

Dom Murilo Krieger, arcebispo de Florianópolis, completa 40 anos de ordenação sacerdotal

Florianópolis (Segunda, 07-12-2009, Gaudium Press) “Tenho consciência da difícil missão do sacerdote. Missão que é marcada por dificuldades quando se procura vivê-la com generosidade e dedicação. Sempre me impressionou o fato de Deus querer nossa colaboração para realizar sua obra. É por isso que lhe sou grato por me convidar a participar da missão que é, antes de tudo, de seu próprio Filho: pregar o Evangelho, dirigir e apascentar os fiéis e ser o presidente das ações litúrgicas”. Foram com essas palavras que o então Pe. Murilo Krieger iniciou seu discurso no dia da sua ordenação sacerdotal, no dia 07 de dezembro de 1969.

Hoje, já como arcebispo de Florianópolis, Santa Catarina, dom Murilo Krieger completa 40 anos de sacerdócio. Catarinense de Brusque, onde nasceu a 19 de setembro de 1943, dom Murilo teve a vocação sacerdotal despertada ainda quando criança. Sexto filho de nove irmãos, de tradicional família brusquense, realizou os estudos de primeiro e segundo graus no Seminário de Corupá, SC, na Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. Em 1964, ingressou nessa mesma Congregação e iniciou o curso de filosofia em sua cidade natal. Os estudos de teologia foram na cidade de Taubaté, SP (1966-1969).

Dom Afonso Niehues foi quem presidiu sua ordenação presbiteral, há 40 anos, na cidade de Brusque. O início de seu ministério pastoral foi em Taubaté, onde trabalhou na Paróquia Sagrado Coração de Jesus (1970) e fundou o Movimento Shalom, para jovens. De 1974 a 1979 foi reitor do Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, de Taubaté. Nomeado superior provincial de sua Congregação, exerceu essa função de 1981 até 1985, quando foi nomeado bispo auxiliar de Florianópolis, pelo Papa João Paulo II, no dia 16 de fevereiro.

Sua ordenação episcopal aconteceu no dia 28 de abril de 1985, também presidida por dom Afonso, o mesmo que o ordenou padre 15 anos antes. Escolheu como lema episcopal “Deus caritas est – Deus é Amor” (1Jo 4, 16). Trabalhou com dom Afonso até março de 1991 e com Dom Eusébio Oscar Scheid de março a junho de 1991. Nesse ano, no dia 22 de julho, assumiu a diocese de Ponta Grossa, no Paraná. Seis anos depois, no dia 11 de julho de 1997, assumiu a arquidiocese de Maringá, PR.

Dia 20 de fevereiro de 2002 foi nomeado arcebispo de Florianópolis, assumindo essa arquidiocese no dia 27 de abril, onde permanece até hoje.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas