Gaudium news > CNBB Regional Sul III promoverá Semanas de Atualização Litúrgica em 2010

CNBB Regional Sul III promoverá Semanas de Atualização Litúrgica em 2010

Passo Fundo (Segunda, 07-12-2009, Gaudium Press)

Organizadas pela equipe Regional da Pastoral Litúrgica do Rio Grande do Sul e promovidas pela CNBB Sul III, em parceria com o Instituto de Teologia e Pastoral de Passo Fundo (ITEPA), as atividades têm como objetivo qualificar animadores da Pastoral Litúrgica.

As Semanas de Atualização Litúrgicas acontecerão em dois momentos: a primeira, de 04 a 10 de janeiro, e a segunda, de 19 a 25 de julho de 2010. Os encontros contarão com a assessoria do Pe. Gustavo Haas, Pe. Marcelino Sivinski, Pe. Márcio da Silva, irmã Ângela Soldera, Pe. Rene Zanandrea, irmã Laíde Sonda e Pe. Izidoro Bigolin.

Segundo a coordenadora regional das semanas de atualização litúrgica, Mirte Santina Pagnussat, a iniciativa tem como meta específica apresentar os princípios básicos da liturgia cristã, atualizar conhecimentos, capacitar para o exercício do ministério litúrgico e oferecer elementos para organização da ação litúrgica nas comunidades, paróquias e dioceses.

A coordenadora ainda salienta que uma das principais tarefas da Pastoral Litúrgica é fazer “ressoar” o Mistério Pascal na vida particular, comunitária e social do povo celebrante. “Assim, percebemos que a situação da Pastoral Litúrgica Regional nos aponta para a necessidade de uma retomada, promovendo a renovação e a inculturação da liturgia para valorizar as práticas celebrativas das comunidades”, conclui.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas