Gaudium news > XVI Congresso Eucarístico Nacional coroa festejos de Brasília em 2010

XVI Congresso Eucarístico Nacional coroa festejos de Brasília em 2010

Brasília (Segunda, 07-12-2009, Gaudium Press) Acontecerá, de 13 a 16 de maio de 2010, em Brasília, o XVI Congresso Eucarístico Nacional (CEN). O evento, que está sendo organizado há dois anos, tem como sua fonte de inspiração o V Documento de Aparecida, emitido em 2007 pelo Conselho Episcopal Latinoamericano (Celam) após encontro com o Papa na cidade de Aparecida do Norte.

Segundo a assessoria de comunicação do congresso, a organização “bebeu na fonte” do documento e abordará a evangelização e a formação pastoral. Aproveitando o ensejo da Eucarisita, empregará o seguinte tema: “Eucaristia, pão da unidade dos discípulos missionários”. Já o lema do congresso será “Fica conosco, Senhor!” (cf. Lc 24,29).

O evento do próximo ano será simbólico porque ocorrerá em meio às comemorações dos 50 anos de Brasília e de sua arquidiocese. Principal evento da comemoração desse meio século da arquidiocese, o Congresso Eucarístico Nacional de 2010 terá entre suas atividades uma retrospectiva histórica dos acontecimentos fundamentais da arquidiocese desde sua fundação. Segundo informações da própria arquidiocese, receberão destaque a primeira missa celebrada no marco inicial da construção da cidade, em 1957, e o VII Congresso Eucarístico Nacional, ocorrido em 1970.

Estão programadas, ainda, atividades de reflexão e estudo sobre temas atuais e relevantes para a vivência de sacramento da Eucaristia. O Congresso contará com dois simpósios; um teológico, específico para o clero, mas que estará aberto ao público em geral, e outro cujo tema será a bioética, voltado para os leigos.

Além dos simpósios, ocorrerão celebrações eucarísticas e adoração ao Santíssimo Sacramento, na Esplanada do Ministério. A arquidiocese informa também que atividades culturais estão programadas: shows musicais estão marcados para o ginásio poliesportivo Nilson Nelson e a feira cultural católica deve ser realizada no Espaço Cultural da República.

Conforme a arquidiocese, toda a Igreja é convocada para essa celebração, que deverá contar com a presença de cardeais, bispos, sacerdotes, religiosos, diáconos permanentes, membros de institutos de vida consagrada, leigos e representantes de todas as dioceses do País.

No dia 3 de maio, antes de iniciado o congresso, ocorrerá a 48ª Assembleia Geral da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), que terá missa de abertura realizada na Praça do Cruzeiro, homenageando a primeira missa realizada em Brasília, em 1957, que foi ministrada por dom Carmelo Mota e contou com a presença do então presidente Juscelino Kubitschek.

O Congresso Eucarístico Nacional é realizado a cada quatro anos. O mais recente aconteceu em 2006 na cidade de Florianópolis e teve como tema “Ele está no meio de nós! e lema: Vinde e vede!” (Jo 1,39).

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas