Gaudium news > Milhares de devotos paraguaios peregrinam a Caacupé em louvor à Virgem dos Milagres

Milhares de devotos paraguaios peregrinam a Caacupé em louvor à Virgem dos Milagres

Assunção (Quarta, 09-12-2009, Gaudium Press) Saídos de diversos lugares do Paraguai, milhares de devotos marianos compareceram nos últimos dois dias ao santuário nacional de Caacupé, da Virgem dos Milagres, naquela que é considerada a maior demonstração de fé católica no país. Trata-se de uma peregrinação massiva de paroquianos, que vão para junto de sua Mãe, através de uma longa caminhada de quatro a sete horas, habitualmente, para cumprir uma promessa.

Famílias inteiras participam da peregrinação, incluindo crianças e adultos, que chegam às rotas de acesso da capital do Departamento da Cordilheira, onde se localiza o santuário nacional da Virgem dos Milagres. A temperatura na rota, normalmente fica entre 35°C e 40°C, e os fiéis caminham sob sol ardente, acompanhados normalmente de água fria e vários copos onde guardam componentes para fazer o seu “terere”, uma espécie de mate, mas com água fria.

Esta peregrinação massiva em homenagem a Virgem Imaculada é comparável a ritos similares como os de veneração à Virgem de Lujá, na Argentina, o rito de Guadalupe, no México, e o do Círio de Nazaré, no Brasil.

Os peregrinos também são conhecidos como “promeseros”, já que costumam realizar costumeiramente estas caminhadas como um sinal de agradecimento a Mãe de Deus pela concessão de alguma graça especial; graça pela qual os marianos cumprem a promessa de ir visitar a Virgem em seu dia.

O festejo central se realiza sempre no dia 8 de dezembro, com uma procissão da sagrada imagem da Virgem dos Milagres pelas ruas de Caacupé. Logo depois, às 7h, é realizada a missa central, onde comparecem todos os bispos do Paraguai.

Como parte da tradição popular, os fiéis louvam também “Ycuá”, um lugar perto da basílica, onde há um manancial de água a que muitos cristãos atribuem propriedades curativas por graça da Virgem Azul.

Virgem de Caacupé

A origem desta devoção mariana remonta a um grande artista que vivia no povoado de Caacupé; um nativo que havia se aperfeiçoado na arte de esculpir. Certa vez, em busca da melhor madeira para realizar seu trabalho, ele se embrenhou na mata fechada da região. De repente, escutou ruídos e viu que se encontrava diante de alguns nativos da tribo “Mbaya”, que eram considerados muito perigosos.

Desesperou-se, pois estava encurralado, sem ter como fugir. Neste momento de angústia, recordou-se da Virgem e, prostando-se, pediu a ela que salvasse sua vida, prometendo em troca que esculpiria sua imagem. Um milagre aconteceu. Conta a tradição que o escultor se fez invisível por uma graça da Mãe de Deus. Imediatamente, o artista cumpriu sua promessa, que se converteu na Virgem mais venerada e visitada do Paraguai.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas