Gaudium news > Vaticano confirma oficialmente estreitamento das relações diplomáticas com a Rússia

Vaticano confirma oficialmente estreitamento das relações diplomáticas com a Rússia

Cidade do Vaticano (Quarta, 09-12-2009, Gaudium Press) Seis dias depois da visita do presidente russo Dimitri Medvedev ao Papa e do comunicado do Kremlin, o Vaticano confirmou hoje “o estreitamento das relações diplomáticas” com a Federação Russa. A visita aconteceu no dia 3 de dezembro, durante a qual foram anunciadas mudanças no status diplomático da Rússia ante a Santa Sé. Com isso, será estabelecida uma embaixada russa junto a Santa Sé e criada uma nunciatura apostólica em Moscou. Até então, havia somente um “representante” diplomático do país no Vaticano, não um embaixador.

“A Santa Sé e a Federação Russa, desejosos de promover as suas relações recíprocas de amizade, decidiram de comum acordo estabelecer entre si relações diplomáticas, no nível de uma nunciatura apostólica por parte da Santa Sé e de uma embaixada por parte da Federação Russa”, diz o breve comunicado vaticano.

A Rússia começou suas relações diplomáticas com o Vaticano, em níveis preliminares, em 1990, após a queda do comunismo e da União Soviética.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas