Gaudium news > Bento XVI comenta a Eucaristia, Maria e o Papado na doutrina de Rubert Deutz

Bento XVI comenta a Eucaristia, Maria e o Papado na doutrina de Rubert Deutz

Cidade do Vaticano (Quarta, 09-12-2009, Gaudium Press) Hoje Bento XVI dedicou a catequese da audiência geral da semana a Rupert de Deutz, um teólogo alemão da Idade Média, originário de uma cidade próxima a Colônia, na Alemanha, onde foi abade.

O Santo Padre falou sobre os elementos mais importantes  da doutrina do influente monge beneditino.

Rubert Deutz foi um grande defensor da Presença Real de Cristo na Eucaristia e da fidelidade ao Papa. Suas obras apresentam até hoje um grande interesse. Entre elas esta a De divinis officiis” (os ofícios divinos) onde ele fala sobre a continuidade entre o Corpo do Verbo encarnado e o Corpo de Cristo presente nas Espécies do pão e do vinho.

Neste contexto, Bento XVI sublinhou o fato de que, hoje, há o perigo de “redimensionar o realismo eucarístico, isto é, considerar a Eucaristia quase como somente um rito de comunhão, esquecendo muito facilmente que na Eucaristia está realmente presente o Cristo Ressuscitado”. Para os fiéis, afirma o Pontífice: a Eucaristia “é um mistério para ser adorado e para se amar sempre!”

Rupert  tratou também da questão “da conciliação, da bondade e da onipotência de Deus com a existência do mal.” A origem do pecado está no próprio homem e no uso errado da liberdade que lhe é concedida por Deus. “Deus na sua bondade e verdade somente pode desejar o bem para a sua criação”, explica o Santo Padre.

No contexto da solenidade da Imaculada Conceição, celebrada ontem na Igreja Católica, o Papa ressaltou que Rupert tomou parte, em sua época, da discussão sobre a doutrina da Conceição Imaculada de Maria, insistindo que Maria havia recebido graças particulares de Deus.

Aos fiéis de língua portuguesa, presentes nessa audiência, o Pontífice disse: “Amados peregrinos de língua portuguesa, desejo a todos um tempo santo de Advento fixando o olhar na Virgem Mãe, a parte melhor e mais excelsa da Igreja. Como Maria, preparemos o coração, a família, os amigos para acolher e oferecer Jesus no Natal. São os meus votos e também a minha Bênção!”

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas