Gaudium news > Falece o bispo emérito da diocese de Jardim (MS)

Falece o bispo emérito da diocese de Jardim (MS)

Mato Grosso do Sul (Quarta, 09-12-2009, Gaudium Press) Faleceu na manhã de hoje o bispo emérito da diocese de Jardim, no Mato Grosso do Sul, dom Onofre Cândido Rosa.

O prelado estava com a saúde frágil desde julho desse ano e, em sua última intervenção médica, dom Onofre teve uma infeccção e uma pneumonia que agravaram seu quadro clínico, vindo a falecer no Hospital Socor em Belo Horizonte, capital mineira. Seu velório ocorrerá na Igreja Nossa Senhora do Carmo em Paraguaçu, município mineiro e sua terra natal.

Dom Onofre Cândido Rosa

Dom Onofre nasceu em Paraguaçu, Minas Gerais, no dia 5 de agosto de 1924. Estudou Filosofia em São João Del-Rei (1948-1950) e Teologia no Instituto Teológico Pio XI (1954-1957). Também tinha formação em Direito Canônico.

O prelado professou os votos religiosos em 31 de janeiro de 194. Sua ordenação sacerdotal aconteceu em 8 de dezembro de 1957 e a ordenação episcopal, em 19 de março de 1970.

Exerceu os cargos de bispo auxiliar e coadjutor de Uberlândia (MG), bispo coadjutor de Corumbá (MS), bispo de Jardim (MS) e foi também presidente da Regional Oeste 1 da CNBB, que compreende o estado do Mato Grosso do Sul.

Dom Onofre renunciou ao governo diocesano, por conta da idade avançada, no dia 4 de agosto de 1999. Seu lema era “Dar a vida pelos irmãos”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas