Gaudium news > Arcebispo de Salvador recebe medalha em Brasília

Arcebispo de Salvador recebe medalha em Brasília

Brasília (Quarta, 09-12-2009, Gaudium Press) O cardeal arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Geraldo Majella Agnelo, recebeu, na última terça-feira (8), a medalha Ordem do Mérito da Defesa no grau Grã-Cruz, concedida pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim. A condecoração, a mais alta da Ordem, aconteceu no Grupamento de Fuzileiros Navais, no Distrito Federal. Com informações da CNBB.

Na cerimônia, dom Agnelo disse que recebe a condecoração “não como algo pessoal, mas como sendo da Igreja”. Além do prelado, outras personalidades e instituições também receberam a medalha.

O cardeal aproveitou a ocasião para comentar sobre o Dia Mundial de Combate a Corrupção comemorado hoje, dia 9 de dezembro. Para dom Geraldo, os recentes casos de corrupção no país revelam que “estamos à beira de um caos”.

“Sou otimista, mas as perspectivas do futuro não são boas. Estamos à beira de um caos cada vez maior e, do caos, o que se pode tirar?”, questionou o primaz.

O cardeal ressaltou também que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Igreja devem combater a corrupção com o anúncio de que “a salvação vem do único salvador, Jesus Cristo”. “Jesus é rei não porque tem poder político, militar ou dinheiro, mas porque tem o que conquista o coração, isto é, valores que contam para a salvação do homem”, afirmou.

Dom Agnelo ressaltou, ainda, que “sem uma educação justa, não vamos resolver o problema da violência” e que a “chave de tudo é o amor ao próximo”.

Ordem do Mérito da Defesa

A insígnia da Ordem do Mérito da Defesa foi criada em junho de 2002 e premia personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que prestaram relevantes serviços às Forças Armadas, os militares que se distinguiram no exercício da profissão e organizações militares e instituições civis, suas bandeiras e estandartes.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas