Gaudium news > Igreja na Colômbia condena o uso da “pílula do dia seguinte” no país

Igreja na Colômbia condena o uso da “pílula do dia seguinte” no país

Bogotá (Quinta, 10-12-2009, Gaudium Press) A Igreja Católica na Colômbia anunciou publicamente, na última terça -feira (8), sua rejeição contra a proposta feita pelo candidato presidencial Rafael Pardo acerca da distribuição gratuita da “pílula do dia seguinte” sob estratégias de educação e orientação às adolescentes menores de 15 anos, especialmente às jovens de recursos escassos.

O candidato presidencial afirmou que a iniciativa busca “diminuir a gravidez nas adolescentes, nas quais tem aumentado drasticamente nos últimos anos”.

Para o secretário geral da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC), dom Juan Vicente Córdoba, a pílula do dia seguinte “é abortiva, mata o embrião” e, como “significa matar uma criança, não aceitamos na Igreja porque isso não é moral”.

O prelado ressaltou que, além disso, se tem comprovado cientificamente que este método, devido a sua carga hormonal, pode provocar fortes dores de cabeça, dores mamárias, quistos nos ovários, entre outros efeitos físicos que afetam as adolescentes.

“A pílula traz consigo uma substância que afeta o sistema de circulação, aumenta a tensão e acaba também com os rins quando ingerida com frequência. E as meninas que não estão educadas irão ingerir como anticonceptivo não apenas uma vez, mas sim a cada semana, a cada quinze dias. Além disso, vem o vício da promiscuidade”, declarou o secretário.

Dom Córdoba acrescentou que, com essa distribuição que é realizada, se procura “deseducar nossos filhos”. “Dar a pílula para uma menina de 15 anos é como dizer para ela que continue tendo relações sexuais e que não se preocupe que, ao matar seu embrião, pode seguir tendo ainda relações”, assegurou.

Para o secretário geral da CEC, a solução está na “educação sexual e reprodutiva, desde a espiritualidade, a psicologia e a antropologia”.

Texto original de Nathali J. Rátiva M.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas